5 filmes que geram reflexões e prendem atenção de quem se interessa em entender a sociedade

O mês de agosto é muito especial para todos os psicólogos. No dia 27, é comemorado o Dia do Psicólogo e na forma de enaltecer e homenagear aos profissionais e colegas, resolvemos separar dicas de filmes que mostram a complexidade e conflitos referente ao funcionamento psíquico dos seres humanos.

Elisangela Siqueira

Existem diversas formas de entender a sociedade e uma das principais é pelas histórias contadas em filmes. Quer conhecer uma seleção de obras interessantes e que prendem a sua atenção? Puxa a cadeira, pega o café, pão de queijo e um bolo para essa leitura e depois, começar a maratona dos filmes.

Preparem-se, seguidores e leitores. Os filmes que selecionamos trazem muitas reflexões, emoções e as capacidades da mente. Se você é apaixonado pela área, vem fazer parte dessa leitura com a gente!

1 – A Garota Dinamarquesa

O filme gera muito impacto por ser uma história de 1931. Com grandes impactos e reflexões na sociedade desde aquela época, podemos dizer que esse tabu ainda ronda a história do século XXI: a cirurgia de mudança de sexo. O filme conta a história de Lili Elbe, provavelmente a primeira transexual a submeter-se pela cirurgia.

2 – Para sempre Alice

Uma história emocionante que envolve empatia e família. Alice, uma professora de linguística, aos 50 anos é diagnosticada com Alzheimer e sua família abraça causa como forma de cuidado e carinho com Alice. A reflexão proposta pelo filme nos faz pensar na importância do olhar com o outro e colocar a empatia e amor em primeiro lugar com todas as pessoas, principalmente as que estão sempre ao nosso lado.

3 – Melhor é Impossível

O filme relata a história de um escritor com TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. Por ser uma pessoa fechada e com poucos amigos, encontra uma série de dificuldades em manter a sua rotina. A história nos leva à reflexão sobre certos hábitos diários.

4 – Uma Mente Brilhante

Uma obra de fevereiro de 2002. Com apenas 21 aos, John Forbes Nash Jr. é certificado como um gênio da matemática recebe uma missão do governo, que envolve criptografia. Mas, com o tempo, John Nash (Russell Crowe) começa ter sinais de alucinações, misturando a realidade com ficção.

5 – Cisne Negro

Uma obra muito repercutida, que gerou grandes reflexões entre a sociedade no ano de 2011. Sim, estamos falando de Cisne Negro. É uma bela história de uma mulher que ganhou a missão de interpretar dois papeis: o Cisne Branco e Negro. Com isso, a dualidade começou ganhar presença na sua vida, causando diversas consequências nos campos pessoais e profissionais.

Os filmes geram grandes reflexões entre nós, fato. Antes de tudo, a importância de conhecer e colocar um pouco mais em prática os pontos abordados durante as explicações nos levam à curiosidade maior: no mundo de hoje, temos empatia pelo próximo e um olhar mais atendo à nossa mente?

Saiba que, identificar quando nós ou o próximo necessita de ajuda profissional é muito importante para o início do tratamento e A Psicanalista Online está aqui para te ajudar em informações e acompanhamento profissional. Se você precisar de ajuda profissional, entre em contato pelo e-mail: contatoapsicanalistaonline@gmail.com.

Agora, conta pra gente nos comentários desse texto o que achou dessa seleção de filmes extremamente brilhante, que tal? E não deixe de compartilhar com todos os amigos.

***

Lista de filmes e psicóloga do A Psicanalista Online: Elisângela Siqueira
Redação, edição e revisão: Rafael Henrique da Silva (Jornalista – MTB: 0089369/SP)
Imagem de capa: reprodução/divulgação

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Elisangela Siqueira
Psicóloga com especialização em Psiquiatria e Psicologia da Infância e da Adolescência e em Psicoterapia Psicanalítica Breve. Mais de 10 anos de experiência. Atendimentos presenciais e online.