Embora pareçam, essas aranhas não são esculturas em vitral ou jóia delicadas que poderiam ser guardadas em cristaleiras: elas são tão vivas e reais quanto você!

Essas aranhas, chamadas aranhas- espelho ou lantejoulas, são membros de várias espécies diferentes do gênero thwaitesia (Thwaitesia argentiopunctata), que apresenta aranhas caracterizadas por manchas prateadas e reflexivas em seus abdômens.

As escamas prateadas parecem pedaços sólidos de espelho colados nas costas da aranha, mas, na verdade, elas podem mudar de tamanho, dependendo da situação.

O biólogo e autor do Guia Find-a-Spider para as aranhas do sul de Queensland, Ron Atkinson, explicou à Science Friday que essas células únicas “espelhadas” estão localizadas logo abaixo da pele transparentem, no abdômen da aranha. O objetivo dos pontos de guanina é, possivelmente, assemelhar-se a gotículas de água que persistem na vegetação verde de seus habitats nativos. Ou seja, camuflagem!

Os espécimes deslumbrantes nessas fotos foram fotografadas principalmente na Austrália e Cingapura.

Segundo o site Mystical Haven, o fotógrafo, Nicky Bay, desenvolveu um grande fascínio pelas criaturas maravilhosas e tirou muitas fotografias delas em seu site.

Em um post em seu site sobre o Mirror Spider, Bay escreveu:

“Por vários anos, tenho observado o comportamento estranho  dessa aranha espelhada (Thwaitesia sp.), Onde as ‘placas de prata’ no abdômen parecem encolher quando a aranha está agitada (ou talvez ameaçada), revelando o abdômen real. Em repouso, as placas de prata se expandem e os espaços entre elas se tornam uma superfície refletora quase uniforme. ”

Image credits: Nicky Bay

Não, essas não são peças de joalheria, são aranhas de verdade!

Image credits: Nicky Bay

As belas placas prateadas têm alguns propósitos úteis, pois as camuflam tanto facilitando a caça quanto protegendo-as de predadores.

Vejam mais algumas imagens:

Image credits: Andrew Ker
Image credits: Robert Whyte
Image credits: Nicky Bay 

Gostou desse texto? Conheça outras incríveis e belíssimas camuflagens nos textos abaixo:

Mulher encontra ‘louva-a-deus’ tão bonito que quase parece ser perfeito demais para ser real

Louva-a-deus orquídea, o belíssimo inseto que imita flores para se alimentar

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.