Louva-a-deus orquídea, o belíssimo inseto que imita flores para se alimentar

Eles são tão perfeitos que atraem mais insetos do que as próprias flores.

CONTI outra

A louva-a-deus-orquídea (Hymenopus coronatus) é uma espécie de louva-a-deus encontrado nas florestas tropicais do sudeste asiático.

Todos os louva-a-deus deste grupo possuem colorações que permitem a sua camuflagem, nas flores onde costumam-se esconder. O louva-a-deus-orquídea apresenta cores brilhantes brancas com padrões cor-de-rosa que se assemelham a uma orquídea. Este inseto mimetiza partes da flor de forma a passar despercebido. E dependendo da cor de fundo, ele pode alterar a sua cor para cor-de-rosa ou castanho.

A este tipo de camuflagem/mimetização denomina-se mimetização agressiva, onde o predador engana as suas presas servindo como isca. Esta camuflagem também ajuda a louva-a-deus-orquídea a escapar a potenciais predadores.

Sua imitação é tão convincente que os insetos são mais atraídos por ele do que pela própria flor.

A camuflagem não é um conceito estranho, muitos animais e insetos adotam disfarces inteligentes para evitar predadores.

O louva-a-deus orquídea tem patas traseiras em forma de pétalas e suas cores fazem com que seja facilmente confundido com pelo menos 13 espécies de flores existentes na área onde vive.

 

 

 

Abaixo, algumas imagens:

Fontes: Ndig e fciência

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.