Um jovem venezuelano passou por uma experiência surpreendente no último fim de semana ao ser temporariamente “abocanhado” por uma baleia-jubarte no Estreito de Magalhães, na região de Punta Arenas, sul do Chile. O caso ocorreu no sábado (10), por volta das 15h, enquanto Adrián Simancas, de 24 anos, participava de uma expedição de trekking e packrafting ao lado do pai, Dell Simancas, de 49 anos.
Os dois relataram o episódio ao site BioBioChile. Segundo o pai, que é anestesista, ele registrava um vídeo do filho quando, de repente, um enorme cetáceo emergiu das águas geladas, provocando um estrondo e fazendo com que Adrián desaparecesse instantaneamente da superfície. Segundos depois, o jovem reapareceu, liberado pela baleia, ainda com seu caiaque intacto.
Apesar do susto, Adrián saiu ileso do incidente. Após o ocorrido, pai e filho optaram por interromper a viagem. No entanto, garantiram que continuarão realizando expedições futuras, mas com mais cautela.
A baleia-jubarte é um dos maiores cetáceos do mundo. As fêmeas podem medir até 15 metros de comprimento, enquanto os machos geralmente variam entre 11 e 13 metros. Esses animais se alimentam principalmente de krill, pequenos crustáceos e peixes planctônicos, não representando ameaça intencional a seres humanos.
🇨🇱 | Un joven de 20 años fue tragado por una ballena jorobada mientras se encontraba realizando packrafting junto a su padre en la Bahía Águila en Punta Arenas, región de Magallanes, al final terminó por escupirlo unos segundos más tardes.pic.twitter.com/PZc4m9j0rl
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) February 12, 2025