Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado no município de Tarauacá, no interior do Acre, neste sábado (2).

O tremor de terra foi sentido logo por volta das 7:52 (horário do Acre). O epicentro foi localizado a 589,4 quilômetros de profundidade e a 165 km da cidade de Tarauacá. Alguns moradores contaram ao g1 que não conseguiram sentir nada.

Tremor de terras foi registrado neste sábado (2) no município de Tarauacá — Foto: Reprodução/USGS

Ao G1, Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), explicou o fenômeno.

“A maioria dos eventos que ocorre na fronteira do Brasil com o Peru devido à subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados.”

O município de Tarauacá fica próximo à fronteira com o Peru e é rodeado por reservas extrativistas. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos causados pelo tremor.

***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.