Tenho amigos de internet mais próximos do que alguns amigos que vejo sempre

Embora um abraço apertado desafogue muita tristeza na gente, existem pessoas cujas mensagens inbox são verdadeiros bálsamos, que acolhem, surpreendem, acalmam e curam.

O mundo virtual já passou a fazer parte da vida de cada um de nós, com maior ou menor intensidade. Temos contato com a tecnologia em simples afazeres cotidianos, ou seja, ninguém mais consegue sobreviver sem se conectar de alguma forma. Dentre tais formas, as redes sociais alcançam grande parte da população mundial, tornando próximas pessoas dos mais variados cantos do planeta.

Embora nada seja capaz de substituir a presença, as demonstrações físicas de afeto e um bom bate papo frente a frente com o interlocutor, fato é que, hoje, já somos capazes de nos tornar íntimos de pessoas que não conhecemos pessoalmente. Todos temos algum conhecido virtual que mora longe e nunca chegou a estar no mesmo ambiente que nós. E mais, muitos de nós chegamos até mesmo a conversar com frequência e profundamente com alguém que nunca vimos pessoalmente.

Várias pessoas passam um tempo considerável imersas nas redes sociais, seja pelo computador, seja pelo smartphone, uma vez que estamos por demais assoberbados de trabalhos acumulados, o que torna uma olhadinha no mundo virtual um descanso breve em meio ao redemoinho diário. Nesse contexto, adicionamos amigos em nossos perfis sociais da internet e, não raro, conhecemos pessoas interessantes, cuja conversa flui naturalmente.

Talvez pela segurança que a tela fria dos aparelhos traz, pela distância física com o interlocutor, que não precisamos encarar de frente naquele momento, sentimo-nos mais dispostos a falar e comentar sobre coisas a que normalmente não nos referimos no dia a dia. E, por incrível que pareça, acabamos, algumas vezes, conversando virtualmente com alguém que tem muito a ver com a gente. Ficamos muito à vontade ali no bate papo virtual, às vezes de uma forma que nunca ficáramos com quem encontramos diariamente.

Embora um abraço apertado desafogue muita tristeza na gente, existem pessoas cujas mensagens inbox são verdadeiros bálsamos, que acolhem, surpreendem, acalmam e curam. No mais, antes positividade e sorriso via internet do que aborrecimento e cara de ovo bem ali na nossa frente. Simples assim.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Marcel Camargo
"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.