Tadeu Schmidt foi o convidado da edição da última segunda-feira (21) do programa Papo de Segunda, do GNT. Na atração, o jornalista comoveu ao falar sobre sua relação com a filha mais velha, Valentina, de 20 anos, que recentemente se assumiu queer.

Queer é um termo usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

“Durante anos, tive muita dificuldade em me aceitar e me amar, e isso bloqueou um pouco meu amor por outras pessoas. Então, depois de anos de dúvidas, cheguei a uma conclusão da qual me orgulho e finalmente me sinto confortável: sou queer, ou seja, no meu caso, minha orientação sexual e atração emocional não se encaixam nos padrões da heteronormatividade. Eu me amo e amo todos vocês. Este sou eu. Simples assim”, escreveu Valentina nas redes sociais no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em 2021.

Questionado por Fábio Porchat sobre como encarou a declaração de Valentina, Tadeu Schmidt respondeu: “Eu só tive essa coisa: será que alguém vai ter algum preconceito com ela? Queer é quem não se encaixa numa definição tradicional de identidade de gênero. Ela está aberta a tudo. Mas, assim, para mim não mudou absolutamente nada. Não dá nem para eu dizer que a acolhi porque… Num dia como outro qualquer, continuamos nos amando do mesmo jeito. Não fez a menor diferença. Minha filha continuou sendo a mesma.”

O apresentador do BBB ainda complementou dizendo que já defendia a causa LGBTQIAP+ antes mesmo de Valentina se entender como queer: “Se tem uma coisa que eu lamentei foi quando a Valentina fez essa declaração, o conservador vai falar assim: ‘Está vendo esse Tadeu? É porque a filha é ‘meio assim’, por isso é que ele fica defendendo essas coisas. Eu já defendo isso há muito tempo. Defendo todas essas causas há muito tempo. E, sendo a minha filha, não mudou nada. É maravilhoso. Quero que ela seja feliz do jeito que ela quer.”

Porchat também questionou o jornalista sobre a reação da família diante da postagem de Valentina, no que Tadeu respondeu: “Nada. Não teve uma acolhida porque é desnecessário, no meu caso. Acho que ela até veio conversar com a gente e eu disse: ‘Valentina, está tudo certo. Vai ser feliz’. Por acaso, ela está namorando um rapaz, saímos para jantar ontem, maior alegria”, contou.

***
Redação Conti Outra, com informações do Estadão.
Foto destacada: Instagram/@tadeuschmidt.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.