Síndrome de SIMON: solteiro e imaturo

Os psicólogos dizem que além de serem solteiros, esses homens ainda são sentimentalmente imaturos. Consideram que ainda são jovens e gastam todo o seu dinheiro em roupas, passeios e férias.

CONTI outra

Pode-se dizer que é uma variável da chamada “Síndrome de Peter Pan” . Ela se desenvolve quando um homem entre 28 e 38 anos apenas quer se divertir e não pensa em começar uma família ou “acalmar-se”, como costumam dizer. Estamos nos referindo à Síndrome de Simon.

O mito do Narciso se cumpre perfeitamente com esse personagem que agora chamamos de Simon. Cada uma das letras em seu nome é uma característica de sua personalidade:

S como solteiro

I como imaturo

M como materialista

O como obcecado pelo trabalho

N como narcisista.

A síndrome de Simon, como estão as pessoas que sofrem?

Os psicólogos dizem que além de serem solteiros, esses homens ainda são sentimentalmente imaturos. Consideram que ainda são jovens e gastam todo o seu dinheiro em roupas, passeios e férias.

Aqueles que estão incluídos na “Síndrome de Simón”, por sua vez, não procuram uma mulher para formar uma parceria, mas são obcecados em ter sucesso profissional, viajar pelo mundo, cuidar do seu corpo e se divertir. Eles preferem a emoção do momento, à segurança do estábulo.

Eles não se importam de se sacrificar completamente para escalar posições em seu trabalho e geralmente têm um ego quase infinito. Eles podem viver sozinhos ou com seus pais, mas nunca como um casal. Eles gastam seus salários apenas para satisfazer seus desejos e gastam tudo o que têm. Além disso, eles não economizam nem se preocupam com sua futura segurança econômica além de manter seu emprego.

As 4 características de um “Simon”

Quais características a pessoa que sofre da síndrome de Simon tem? Existem 4 características graças às quais podemos diferenciar este tipo de indivíduos, talvez você reconheça alguém que se encaixa no que vamos expor agora:

1. Ser solteiro

A ausência de parceiro estável ou compromisso sério. Para muitos, estar sozinho é algo que é revalorizado ao longo do tempo , assim como acontece com um vinho que é amadurecido.

Eles têm uma ideia um tanto errônea do que é a liberdade, já que eles acham que estar juntos é o mesmo que viver em uma jaula. Perder o seu status “único” por um amor não é algo que faz você perder o sono.

2. Imaturidade

Em todos os sentidos, mas principalmente sentimental. Ou seja, eles não têm a capacidade de amar e ser amado, também temem a oportunidade de descobrir o amor, mergulhar de cabeça e ter um projeto comum com alguém (não relacionado com o trabalho).

Eles só podem amar a si mesmos. Pode ser uma pessoa com muitas habilidades profissionais, mas poucas habilidades emocionais.

Sob tudo isso, podemos dizer que sentem um grande medo de se comprometer com alguém (no sentido de iniciar um relacionamento formal). A sociedade de hoje está criando muitos desses “Simons”, homens que se concentram apenas em seu trabalho, seus amigos, seus estudos e sua diversão.

3. A obsessão pelo sucesso

A prioridade número um para quem sofre da Síndrome de Simon é ter a posição econômica certa. Para que? Bem, gastar esse dinheiro com o que gostam e permitir que vivam o dia a dia ao máximo, como se não houvesse amanhã.

O fato de ter um certo “poder econômico” os faz pensar que eles têm algo invulnerável , que nada de ruim pode acontecer com eles. Que a vida é aproveitar 100% e que não há gosto que não pode ser dado, desde comprar um terno de mil euros até sair de férias com amigos por um mês para o Caribe.

4. Narcisismo

É também um tipo de obsessão, mas relacionada à beleza e ao corpo. Eles podem passar horas fazendo pesos na academia, correr diariamente para o parque, ter muitos conjuntos de roupas esportivas, cuidar de si mesmos nas refeições e viver com uma dieta rica em proteínas, ter músculos, colocar cremes em seus rostos e mãos, ir ao salão de beleza, usar perfumes importados e, em alguns casos, passar pela sala de cirurgia plástica várias vezes durante sua vida.

***

Traduzido pela CONTI outra, do original de La Mente es Maravillosa

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.