Sim, temos personalidade forte.

Sim, temos personalidade forte. Sabemos de onde viemos e para onde iremos, e nos lembramos de cada minuto do nosso caminho percorrido. Cada erro, cada acerto, cada palavra de consolo ou de crítica estão aqui, guardados a sete chaves na caixinha de aprendizados.

Sim, temos personalidade forte. Somos julgados como agressivos, ignorantes, rudes e arrogantes. Já ouvimos muita ladainha e não perdemos mais tempo com conversa fiada. Somos objetivos, práticos, otimizamos nosso tempo e detestamos quando alguém nos faz perder o foco, o caminho ou a direção. Quer? Então vamos em frente! Não quer? Ótimo também.

Sim, temos personalidade forte, e isso não quer dizer que não sabemos nos relacionar. Queremos nos relacionar, mas não com qualquer um. Ou soma ou some, seja no amor, na amizade ou na baia do lado da nossa na empresa.

Nosso “gênio forte” nos protege de muita coisa. Pessoas com mentes fracas não se aproximam de nós porque provavelmente as assustamos. Pessoas com má índole não se aproximam de nós porque sabem que não vamos deixar barato. Pessoas falsas não se aproximam porque sabem que máscara sempre cai, e somos especialistas nisso.

Se temos um problema, resolvemos. Se algo nos incomoda em alguém, falamos com a pessoa cara a cara. Não mandamos recados, não criamos hashtag em redes sociais, não somos de indiretas. O jogo conosco é com todas as cartas na mesa, sem segredos, sem atalhos, sem disse-me-disse.

Nos alcançam os empáticos, os insistentes, os que sabem que nosso conhecimento e conduta podem ajudar – e muito – a sua caminhada. Ficam um pouco mais em nossas vidas aqueles que sabem que às vezes é preciso remover muitas camadas até chegar ao coração.

Um caráter forte não significa necessariamente uma pessoa difícil de lidar, aliás, nunca vi afirmação mais errônea. Forte significa alguém que também cai facilmente, que também se abala, mas que sabe que a vida não é só sobre a chegada. É a caminhada que difere cada um. Afinal, nosso destino é o mesmo, não importa cor, classe social, religião.

Forte é alguém que já viu de tudo, aprendeu muito, sofreu mais do que achou que poderia e concluiu sabiamente que tudo passa. Agora, dono desse entendimento, sabe dar valor ao tempo, sabe quando vale a pena dar opinião e quando vale a pena deixar os cachorros se morderem sozinhos.

A personalidade forte esconde uma sabedoria de vida. Ela mascara através de frases diretas uma experiência profunda naquilo que se fala. Ela impede relacionamentos fadados ao fracasso porque já sabe o que é tolerável e o que não é. Ela sabe também a hora de tirar o time de campo, porque já compreende que desistir nem sempre é dar um passo pra trás. Uma renúncia hoje pode se tornar uma vitória amanhã.

As lições da vida estão aí para todos nós e não irão poupar ninguém. Nós, donos de um caráter assertivo e poderoso, já estivemos por ai dando a cara pra bater e sabemos que algumas porradas não precisam ser tomadas duas vezes. Somos inteligentes, seletivos e pontuais. Nem todo mundo enxerga o nosso temperamento como uma característica positiva, e tá tudo bem. Afinal, pessoas rasas não combinam com personalidades profundas.

Imagem de capa: Rido/shutterstock

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



Ana Carolina Faria Bortolo
Turismóloga e Administradora de Novos Negócios por formação. Escritora, pintora e dançarina por vocação. Planejadora de eventos, bartender, agente de viagens e vendedora por profissão. Garçonete de navio por opção. Vi o mundo e voltei, e de todos os rótulos que carrego na bagagem, só um me define bem: sou uma ótima contadora de histórias.

COMENTÁRIOS