Na noite da última quinta-feira (5), o segurança Diego Calos Moysés resgatou uma cachorra doente que tinha sido abandonada dentro de um saco plástico e colocada em uma lixeira de avenida na Vila Mimosa, em Campinas (SP). O trabalhador disse à EPTV que estava fazendo uma ronda pela região quando notou o animal se debatendo no local.

O resgate ocorreu por volta das 19h30, na Avenida Senador Antônio Lacerda Franco. Diego foi até a lixeira depois de ser alertado por um homem em situação de rua que havia um cachorro dentro de um dos sacos de lixo: “Ela estava cheia de formigas nos olhos, na boca, no ouvido. Comecei a limpar e vi que ela estava viva”, contou.

Moysés levou a cachorra perto de uma parede com o intuito de protegê-la do vento. Pessoas que estavam próximas ao local acionaram o Samu Animal. Cerca de 40 minutos depois, po serviço sergou ao local, medicou a cachorra e a socorreu ao Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), onde segue sob tratamento médico veterinário.

O Samu constatou que, além de debilitada e desnutrida, a cachorra estava com uma fratura no crânio. O segurança responsável pelo resgate afirmou que quer adotá-la.

“A palavra de Deus ensina isso, levar amor ao próximo. Eu só fiz minha parte” […] Para mim, o que mais doeu foi a falta de sensibilidade. Porque a pessoa pega o animal, jura amor eterno, cuidar dele, e despreza. Descarta como lixo, que foi onde eu encontrei essa cachorra”, falou Moysés.

Doença contagiosa

A prefeitura informou que o animal está isolado no DPBEA para atendimento, e que ele apresenta quadro de saúde grave. A cachorra, apelidada de Drika pela equipe de profissionais, apresenta cinomose, doença contagiosa que afeta o sistema imunológico e pode resultar em morte.

O veterinário Ricardo Cardoso explicou que os abandonos de animais na região são frequentes e lamentou: “Não é uma coisa incomum, infelizmente”, criticou.

Não houve registro de boletim de ocorrência sobre o caso até esta publicação. Casos de violência contra animais podem ser denunciados pelo número 156 durante dias úteis, das 8h às 17h, ou pelo celular (19) 9-9398-4517 nos demais dias e horários, destacou a administração municipal.

***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.