Roteiro perfeito para final de semana: Extrema

O melhor de Minas Gerais pertinho de São Paulo. Confira as dicas para essa viagem.

Josie Conti

Extrema está no sul de Minas é uma cidade do interior que, de acordo com o IBGE de 2018, possui cerca de 35.500 habitantes. A cidade fica próxima a Rodovia Fernão Dias e está localizada a aproximadamente 108 km de da cidade de São Paulo. Sua posição geográfica privilegiada na Serra da Mantiqueira permite que a vejamos como um lugarejo carinhosamente acolhido pelas montanhas. Acolhidos e abraçados também é como nos sentimentos quando em contato com a sua NATUREZA EXUBERANTE e população interiorana que mantém uma das maiores qualidades do “JEITINHO MINEIRO”: a capacidade de fazer com que nos sintamos bem recebidos e amados simplesmente por estarmos lá.

Vejam como a Edileusa e o Alexandro realmente são simpáticos 🙂

Visitei Extrema no último final de semana e, dentre as diversas opções de hospedagem, optei  pela Pousada Feliccità. Como viajo com certa frequência, mas ainda não conhecia a cidade, escolhi a pousada baseada nas excelentes classificações que ela possui no Booking. Para minha agradável surpresa, o local superou minhas expectativas e, por causa disso, o indico como uma delicada opção para quem procura um cantinho cheio de paz e silêncio, charme, e tratamento naturamente agradável de seus donos, Edileusa e Alexandro, que acompanham todo o processo do agendamento a recepção dos hospedes e ainda lhes oferecem dicas de passeios e entretenimento que vão das opções de trilhas e passeios na natureza a dicas de comércio e roteiros gastronômicos.

Para quem ficou interessado no passeio e quer ter a oportunidade de se deslumbrar com os roteiros da cidade, pedi para que essa dupla que nos acolheu na pousada nos oferecesse por escrito algumas das DICAS que eles sempre dão para seus hóspedes. Confira:

1- SERRA DO LOPO : rampas para vôo livre de Asa Delta, e trilhas para caminhada, podendo chegar na Pedra da Flores e Pedra do Cume.

Foto de Daniel Carnielli, do @minube

2- PICO DO LOBO GUARÁ: rampa natural para voo livre de paraglider com vista de 360 graus para as serras vizinhas.

Imagem via Extrematur

3- PARQUE CACHOEIRA DO SALTO: quedas de água, possui em playground para crianças e um restaurante.

Viagem via Extrematur

4- PARQUE DO JAGUARI: além das quedas de água, no parque do Jaguari está localizado a Cevejaria artesanal Extremosa (serve porções)

Foto de viajante enviada por: Marcus Ceneviva (abr de 2019), via Tripadvisor

6- Roteiro Rural:

Café Boiadeiro du seu Dito (café da roça servido com bolos e pães artesanais e geleias, possui artesanatos para vender e vários tipos de café (blend) para poder comprar e levar para casa

Paraíso do Shimeji, possui uma linda cachoeira para contemplação (proibido entrar) vende antepastos e vários produtos de shimeji, cogumelo do sol, entre outros.

Cachaçaria Empyreo além da degustação da cachaça artesanal há vários tipos de cachaça e licores a venda; possui, também, um restaurante de comida caseira.

Cachaçaria J.J. Carvalho a mais antiga e tradicional da cidade.

Armazem Bertolloti- Buffet de pratos mineiros, além de torresmos, porções e pudim caseiro, em ambiente rústico, rural e sossegado.

IMPRESSÕES DE UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO

Como essa minha primeira experiência em Extrema teve tempo limitado, eu e meu namorado nos limitamos a uma manhã deliciosa na Trilha do Lopo, passeamos pelo centrinho da cidade, jantamos no primeiro dia no Bistrô Villa Ramos , também dicas da Edileusa e do Alexandro e, no dia posterior, almoçamos no Armazém Bertolotti. Paro aqui e deixo minha ressalva, pois o Armazém Bertolotti, originalmente criado para atender apenas moradores da fazenda naquele esquema de “venda de bairro,  hoje é um restaurante amplamente reconhecido. O local é lindo e cheio de história Lá os donos também ficam pelo local  (a quinta geração deles) e eles ainda foram merecidamente premiados tanto pelo seu torresmo quanto pelo seu pudim, que foi considerado o melhor pudim do mundo. Recomendamos que se faça reserva.

Armazém Bertolotti
Armazém Bertolotti

Extrema em imagens:

Vídeo Divulgação Trippers TV

E agora, ficou alguma dúvida sobre o local perfeito para um final de semana para comer, descansar e se aventurar?

Boa viagem para você!

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 19 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Teve um programa diário, o CONTI oura, na rádio 94.7 FM de Socorro. Atualmente realiza vídeos, palestras, entrevistas, e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Possui mais de 11 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.