Que esse inverno seja o seu presente!

Abaixo, para inspirá-los em ideias para coisas a fazer nesse friozinho, deixo 7 dicas para aproveitar o inverno em tudo o que ele pode oferecer de melhor:

A entrada do inverno inaugura mudanças. Na rua, já não vemos mais a sombra rendada das folhas que caíram em sua dança outonal e vestiram a mãe terra com suas próprias roupas.

Em nossas casas, as cobertas começam a ser retiradas do guarda-roupa, lembramo-nos da sensação de dormir aconchegados pela maciez do tecido que aquece o corpo e transformamos nosso sono numa volta ao útero, num tempo de gestação, na sensação de total proteção. A temperatura, levemente maior do que o necessário em um ambiente protegido, também nos torna mais simpáticos àqueles que sofrem com o frio, que estão desabrigados e perdidos por esse mundão afora. Logo, perceber o que falta para o outro nos torna mais altruístas e humanos.

A sensação de mudança de cada estação nos lembra, também, que somos seres ciclícos: nossa natureza é uma roda em eterno movimento, transformação e acomodação.

O frio que chega agora, porém, ainda nos remete à reclusão e instrospecção. Nosso desejo é o de permanecermos mais recolhidos e quietinhos.

Abaixo, para inspirá-los em ideias para coisas a fazer nesse friozinho, deixo 7 dicas para aproveitar o inverno em tudo o que ele pode oferecer de melhor:

1- Comece o dia arrumando a sua cama. Pesquisas indicam que o ato de arrumar a capa desperta no cérebro uma sensação de tarefa cumprida, motiva e dá ânimo para que outros afazeres sejam feitas na sequência;

2- Aproveite os primeiros raios de sol da manhã e faça uma caminhada. Além de aquecer o corpo e absorver vitamina D, a caminhada libera uma química no organismo ligada ao bem estar. Como sabemos que o inverno pode nos deixar mais introspectivos, é importante que mantenhamos uma rotina com alguma atividade física para permanecermos com o nosso corpo saudável e em movimento;

3- Marque encontros com amigos. A reunião no conforto que o frio proporciona pode ser o cenário perfeito para uma conversa agradável regada por um bom vinho, uma sopa ou até um fondue. Por que não? As interações sociais e os rituais de alimentação costumam ser coisas muito próximas (mas depois é bom se lembrar da caminhada no outro dia de manhã  )

 

 

4- Dance, pois a cultura de um povo não é feita só de alimentação! Aproveite os momentos culturais da cidade e o resgate das origens do seu povo…e dance! Podem ser as danças típicas, claro, mas tudo que movimentar seu corpo e te fazer feliz é bem-vindo.

5- Passeie por lugares próximos- existem tantas cidades na região que ficam ainda mais bonitas nessa época do ano. É sempre bom lembrar do quanto somos privilegiados por morarmos em um local tão belo.

6- Vá ao cinema, veja um filme com a pessoa amada- o frio é um ótimo motivo para nos lembrarmos de estarmos mais próximos de quem amamo: abrace, ande de mãos dadas. Esteja próximo e demonstre o afeto que, muitas vezes, você se esquece de demonstrar.

7- Seja feliz- lembre-se que todos os dias, meses e anos de sua vida são momentos únicos. No fundo, no fundo, não existe ontem e nem amanhã. Aproveite o presente.

Que esse inverno seja o seu presente!!!

***

Josie Conti, psicóloga da CONTI outra
www.contioutra.com

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 16 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de formação e atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Teve um programa diário, o CONTI oura, na rádio 94.7 FM de Socorro. Atualmente realiza vídeos, palestras, entrevistas, e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Possui mais de 10 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.