Professora aposentada de 92 anos é tomada de alegria e ânimo novamente ao ensinar a própria cuidadora a ler

Uma vez professora, sempre professora! Aos 92 anos, dona Ione andava doente e apática, mas tudo mudou quando ela ganhou um novo propósito: ensinar a própria cuidadora a ler escrever. A neta conta que ela parece até mais nova. É a alegria em fazer o bem!

Você já conheceu alguém que demonstra tanta aptidão e alegria ao realizar o seu ofício que parece ter nascido para isso? Pois este parece ser o caso da professora aposentada Ione Nóbrega, de 92 anos, que viu sua vida se encher de ânimo e alegria novamente ao se incumbir da função de alfabetizar sua recém-contratada cuidadora.

A cuidadora em questão chama-se Maria e tem 35 anos. Ela, que não sabia ler nem escrever, não pestanejou em aceitar a oferta da Dona Ione para finalmente adquirir o conhecimento que lhe foi negado na infância.

contioutra.com - Professora aposentada de 92 anos é tomada de alegria e ânimo novamente ao ensinar a própria cuidadora a ler

“Quando a vovó soube disso, tratou logo de perguntar se ela queria aprender. Com a resposta afirmativa, vovó começou a ensinar”, contou Manuela Praxedes, advogada de 32 anos e neta de dona Ione, ao site SNB.

É difícil saber quem se beneficiou mais com essa novidade, se foi Maria, que ganhou aulas gratuitas de uma professora muito especial, ou se foi done Ione, que pôde, a partir das aulas, resgatar a memória de seus anos áureos em que alfabetizava e aconselhava centenas de alunos. A satisfação por lecionar afetou positivamente seu corpo e sua mente, trazendo-lhe vitalidade e bem-estar.

Professora e aluna moram em Fortaleza, no Ceará. Todos os dias, pela manhã, elas se sentam juntas à mesa e estudam, antes do início do expediente da cuidadora. E as aulas já vem apresentando satisfatórios resultados.

contioutra.com - Professora aposentada de 92 anos é tomada de alegria e ânimo novamente ao ensinar a própria cuidadora a ler

Manuela, neta de dona Ione, até tirou uma foto do caderno da avó, mostrando um ditado escrito com uma letra já bastante caprichada para quem comeu a ter aulas somente no início deste ano.

E, como se sabe, fazer o bem é uma via de mão dupla, e dona Ione parece até remoçada depois de voltar a fazer aquilo que mais gosta na vida: lecionar.

“Ganha a Maria com conhecimento, ganha a vovó com rejuvenescimento e ganhamos nós que podemos presenciar uma cena tão linda e edificante”, comemorou a neta.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Razões para acreditar







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.