Padrão de “ex-namorados” pode indicar futuro do seu relacionamento atual, diz estudo

Você já parou para analisar o perfil das pessoas com quem já se relacionou na vida e notou muitas semelhanças entre todas elas? Pois é, esse “copia e cola” nos relacionamentos é algo natural de todo ser-humano.

REDAÇÃO CONTI outra

Você já parou para analisar o perfil das pessoas com quem já se relacionou na vida e notou muitas semelhanças entre todas elas? Pois é, esse “copia e cola” nos relacionamentos é algo natural de todo ser-humano, de acordo com estudo publicado nesta segunda-feira na revista acadêmica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS). Ainda de acordo com o estudo, esse padrão constante na escolha de parceiros pode prever o futuro do seu relacionamento atual.

Segundo Yoobin Park, um dos autores do estudo, os relacionamentos afetivos têm impacto significativo no bem-estar das pessoas, mas o grau com que elas se associam a outras de personalidades parecidas não era totalmente claro.

Os pesquisadores analisaram as semelhanças entre exs e atuais de várias pessoas com base na pesquisa conhecida como Painel da Família Alemã (Pairfam), que anualmente coleta dados de uma amostra aleatória de mais de 12 mil pessoas.

Os autores acompanharam a situação conjugal dos participantes desde 2008. A partir dessa data, sempre que um deles se envolvia em um novo relacionamento, teve que descrever os traços de personalidade nos quesitos simpatia, consciência, extroversão e abertura a experiências, entre outros aspectos.

“A relação romântica é um fator que traz consequências sérias e é algo que a grande maioria das pessoas experimentará várias vezes ao longo da vida”, afirmou o artigo.
O estudo identifica um padrão constante em diferentes tipos de personalidades e apresenta evidências na tendência dos indivíduos a se sentirem atraídos a relacionamentos com um tipo específico de pessoa, mesmo que haja possíveis diferenças individuais na extensão do fenômeno.
Em 2017, 332 participantes se relacionaram com duas pessoas diferentes que fizeram as avaliações de personalidade. Em termos gerais, a cara metade atual do participante descreve as próprias características de maneira parecida com a do ex.

Os autores concluíram que as pessoas tendem a se relacionar romanticamente com pessoas que têm personalidades similares e que os padrões de relação podem ser mais previsíveis do que o que se pensava.

“Este padrão coerente de personalidade pode ter potenciais implicações para prever com quem as pessoas formarão um casal no futuro, assim como quão bem sucedida será a relação”, destaca o artigo.

Ou seja, se você está cultivando inseguranças em relação ao futuro do seu relacionamento, vale dar uma catalogada nos seus exs. Pode ser que você descubra coisas interessantes!

***

Redação CONTI outra. Com informações de UOl

Imagem de capa meramente ilustrativa- reprodução

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.