Novo tratamento contra câncer destrói tumor em 4 minutos

Chamada de ablação, a técnica vem sendo testada com êxito pelo Icesp, em São Paulo

REDAÇÃO CONTI outra

Um novo tratamento contra o câncer já vem sendo testado no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), ligado à Faculdade de Medicina da USP. Chamada de ablação, a técnica é capaz de destruir um tumor em pouquíssimo tempo. Dependendo do tamanho, o tumor pode ser destruído em apenas quatro minutos.

Visto como uma alternativa para casos em que a cirurgia não é indicada, o tratamento utiliza radiação micro-ondas para esquentar as células cancerígenas. A técnica é comum para tumores pequenos, como de fígado, de rim, de pulmão e ósseos.

Na ablação, o médico utiliza uma agulha que é inserida no órgão afetado, até a ponta encontrar o tumor. Para localizá-lo, são usadas imagens de ultrassom ou de tomografia. Como não há cortes, nem cirurgia, o paciente pode ir para a casa geralmente já no dia seguinte ao do procedimento.

Crédito: reprodução/drkaloo/Twiiter A técnica utiliza micro-ondas para destruir o tumor

Tanto a ablação por micro-ondas quanto a tecnologia baseada em radiofrequência utilizam radiação pra esquentar o tumor, destruindo suas células. O esperado é que assim ele pare de crescer e de se espalhar.

Redação CONTI outra. Com informações de Catraca Livre

Imagem de PDPics por Pixabay

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.