Nesta quarta-feira (21), a empresa Nestlé Brasil foi notificada pelo Procon-SP sobre a semelhança nas embalganes do leite condensado tradicional e a mistura láctea condensada à base de soro de leite e amido. O órgão também solicitou uma explicação sobre a embalagem do creme de leite original e uma variação.

De acordo com o Procon, os produtos com embalagens parecidas tem causado confusão entre os consumidores paulistas no momento da compra.

As misturas lácteas foram lançadas pela Nestlé Brasil em 2022, durante a alta aguda da inflação dos alimentos à base de leite, que tiveram crescimento expressivo de preço do mercado brasileiro.

Os dois tipos de produtos lácteos vendidos pela Nestlé Brasil que gerou notificação do Procon-SP — Foto: Reprodução/Youtube.

O órgão de defesa do consumidor argumenta que o creme de leite original e o leite condensado Moça são produtos tradicionais e conhecidos no mercado de consumo e a oferta de produtos similares com embalagens parecidas “podem induzir o consumidor ao erro, levando-o a achar que está comprando e consumindo outro produto, como o caso da bebida láctea à base de soro de leite, por exemplo”.

Procurada pelo g1, a Nestlé não se manifestou.

O creme de leite Nestlé e a mistura de creme de leite, vendidos pela empresa no país. — Foto: Reprodução.

O prazo final para que a Nestlé responda aos questionamentos do Procon-SP é 26 de setembro. O órgão quer saber detalhadamente as características de cada produto lácteo da empresa, apontando quais as diferenças nutricionais e indicações individualizadas de consumo de cada um.

O Procon ainda exige que a empresa também apresente documentos como informes, materiais publicitários e mídias de divulgação dos produtos similares lançados em 2022, além das tabelas nutricionais de cada item, com os percentuais de cada um dos ingredientes e uma embalagem vazia (gabarito) de cada forma de apresentação (caixas e rótulos) tal como são disponibilizadas ao consumidor.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, outras empresas do setor alimentício foram notificadas por venda de produtos lácteos similares no estado.

Confira abaixo uma relação das empresas noticadas.

    • Companhia de Alimentos Ibituruna (fabricante da bebida láctea UHT Olá)
    • Laticínios Trevo de Casa Branca (fabricante da bebida láctea UHT Aquila)
    • Laticínios Bela Vista (fabricante da bebida láctea UHT MeuBom),
    • Cooperativa Central Mineira de Laticínios – Cemil (bebida láctea UHT Performance)
    • Doce Mineiro (bebida láctea UHT Triângulo Mineiro)
    • Vigor Alimentos Leco (Alimento à Base de Manteiga e Margarina Leco Extra Cremosa)
    • Tella Barros Comércio e Importação de Frios e Laticínios (Supremo Cremoso Sabor Requeijão)
    • Oceânica Comércio de Gêneros Alimentícios (que produz o Crioulo Queijos Ralados Latco)
    • Itambé Alimentos (que produz o Queijo Parmesão Ralado Itambé)
    • Gran Foods Indústria e Comércio Eireli, que fabrica o Do Chefe Premiun Blend Azeite de Oliva
    • Nestlé Brasil (fabricante da Mistura Láctea Condensada De Leite, Soro De Leite e Amido – Moça)***

Abaixo, segue o posicionamento da Vigor sobre a notificação do Procon-SP referente à manteiga margarina Leco:

“A Vigor recebeu a notificação oficial do Procon-SP e já prestou os esclarecimentos necessários ao órgão responsável. A Manteiga e Margarina Cremosa Leco, foi lançada em 20 de agosto de 2002, estando presente no mercado há mais de 20 anos com o intuito de oferecer ao consumidor a combinação entre a cremosidade da margarina e o sabor da manteiga. A marca reforça que todos os seus produtos seguem as normas de rotulagem e regulamentos técnicos estabelecidos pelos órgãos responsáveis, tais como ANVISA e Ministério da Agricultura e Abastecimento.”

***

Redação Conti Outra, com informações do G1 e contato da assessoria de impresa da Vigor
Foto de capa: Reprodução/Youtube.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.