Não odeie seu passado. Ele te fez amadurecer e chegar até aqui

A melhor forma de seguir em frente sem traumas ou mágoas é fazendo as pazes com o passado.

Pamela Camocardi

A melhor forma de seguir em frente sem traumas ou mágoas é fazendo as pazes com o passado. Eu sei que não é fácil porque muitos traumas que você carrega vem dele. Mas sabe, quando aceitamos nossas imperfeições e nossa imaturidade diante de alguns fatos a vida se torna mais leve.

Você não é a mesma pessoa de cinco, dez ou vinte anos atrás, não é? Muita coisa aconteceu, muitas pessoas partiram, muitos filhos nasceram, muitas relações sociais e profissionais mudaram… esse é o ciclo da vida!

O problema é que algumas pessoas vivem no passado e esquecem que a vida acontece no presente. Revivem situações traumáticas, culpam os outros por tudo e vivem em um círculo vicioso de repetir as histórias com a esperança de alterá-las.

É preciso entender que quando algo se repete em nossa vida é porque a lição ainda não foi aprendida. Nessas horas precisamos parar, refletir e buscar soluções que nos desprendam do ciclo vicioso (e doloroso) que estamos inseridos.

Não é porque você foi traído em um relacionamento que será em outros. Não é porque você foi abandonado no meio da relação que as outras pessoas farão isso. Não é porque seu amigo traiu sua confiança que as outras pessoas não prestam. Generalizar as pessoas e as situações é se colocar em uma zona de frustração, medo e solidão sem tamanho.

O passado é um presente. Ele permitiu que você mudasse seus conceitos, aprendesse com seus erros e se responsabilizasse pelas escolhas erradas que fez até aqui (sim, somos responsáveis pelas nossas escolhas e muitas vezes o outro não tem nada a ver com isso).

Hoje você é uma nova pessoa. Inteligente, sensata e madura emocionalmente. Agora me diz: sem seu passado isso seria possível? Claro que não! Simplesmente porque as pessoas amadurecem diante de situações conflituosas e dolorosas que passam.

Ninguém aprende nada em um resort, à beira da praia tomando água de coco. Aprendemos quando temos que engolir o medo para seguir em frente. Quando temos que perdoar a traição de quem amamos. Quando temos que ter forças para continuar mesmo sangrando por dentro.

A vida não foi feita para iniciantes e você não está aqui a toa. Tudo o que passou teve um motivo e um aprendizado. As situações enfrentadas fizeram quem você é hoje. Por isso, perdoe-se, perdoe a quem for preciso e siga em frente. A vida ainda tem muito o que te ensinar ainda e você tem um longo caminho pela frente.

***
Photo by Flora Westbrook from Pexels

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Pamela Camocardi
A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.