“Diga à minha esposa que a amo”: médica conta pedidos de recado a paciente de covid-19

A médica Maria Carolina Parente tem se dedicado nos últimos dias a uma prática diferente do habitual no exercício do seu ofício: dar as notícias sobre o estado dos pacientes com covid-19 a seus familiares. E ela já coleciona histórias emocionantes.

CONTI outra

Maria Carolina Parente, de 37 anos, é pediatra no Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, em Fortaleza (CE), e tem se dedicado nos últimos dias a uma prática diferente do habitual no exercício do seu ofício: dar as notícias sobre o estado dos pacientes com covid-19 a seus familiares.

Como a própria médica explicou em depoimento para o Universa, a baixa demanda de crianças internadas no início da pandemia fez com que alguns pediatras fossem remanejados para o setor de comunicação com familiares.

Segundo a profissional, “É muito comum as famílias pedirem para levarmos recado aos pacientes. Agora mesmo uma pessoa pediu para dizer ao paciente: ‘diga que já paguei os boletos’. Já pediram para avisar que a casa do paciente estava bem cuidada e que as contas do INSS estavam pagas. Esse tipo de recado é bem comum.”, relata a médica.

Nessa função desde o dia 09 de março, a pediatra já coleciona histórias emocionantes. “Ano passado, o caso de um casal me marcou muito. O marido sempre pedia: “diga à minha esposa que a amo”. Só que ela recebia o recado, mas não acreditava que a mensagem vinha mesmo do marido. Então, um dia, a gente pediu a ele que dissesse uma coisa que só ela sabia, para ela acreditar que existia a equipe de comunicação. E a equipe ficou nessa brincadeira com o casal até que eles tiveram alta. Foi um momento bem emocionante para todos.”, conta ela.

De acordo com a médica, os familiares sabem que na maioria das vezes o telefonema dos pediatras é a única forma de comunicação com o paciente. “Já me disseram muito: ‘por mim eu ficaria o tempo todo aqui no telefone com a senhora porque é como se assim eu estivesse mais perto do meu familiar'”.

***
Redação Conti Outra, com informações de Universa.
Foto destacada: Reprodução/Arquivo Pessoal.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.