David Servan-Schreiber

David Servan-Schreiber formou-se em Neuropsiquiatria pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América. Venceu o câncer por duas vezes, combinando a medicina tradicional com um estilo alimentar estimulante e auto-regenerador. Esta sua nova filosofia de estar travou o alastramento de uma doença grave durante vinte anos. O médico e cientista francês faleceu em 2011 e deixou um importante legado no que respeita a formas naturais de combater o câncer, doença causadora de cerca de 13% de todas as mortes no mundo.

Nascido em França em 1961 David Servan-Schreiber iniciou os seus estudos superiores na Faculdade de Medicina Necker-Enfants, em Paris, tinha então 17 anos de idade. Concluiu o curso em 1984, no Canadá. Exerceu a profissão de médico e pesquisador na área das neurociências, dedicou-se à investigação em cibernética e criou em 1988 com Jonathan Cohen um laboratório de neurociências cognitivas. Foi professor de Psiquiatria na

contioutra.com - David Servan-Schreiber

Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh onde leccionou entre 1993 e 1996, e onde criou e dirigiu o Centro de Medicina Complementar. Foi um dos fundadores da delegação dos Médicos sem Fronteiras nos Estados Unidos. Em 1992, David Servan-Schreiber tinha 31 anos quando foi-lhe diagnosticado um tumor no cérebro. Em 1997 o tumor reincidiu-lhe e foi nessa altura que David percebeu que tinha de procurar uma nova maneira de viver sem se submeter à quimioterapia e radioterapia. A sua postura proativa, levou-o a se interessar pelas terapias alternativas e a fazer uma triagem dos alimentos que faziam mal a si e à sua doença. Exerceu a sua profissão de psiquatra até 2002, ano em que foi eleito o melhor psiquiatra clínico da Pensilvânia. Além de ter publicado dezenas de artigos em revistas científicas, David dividiu o seu tempo a proferir várias conferências internacionais. Regressou a França, onde se dedicou à psicoterapia por integração neuro-emocional através dos movimentos oculares: EMDR Eye Movement Desensitization and Reprocessing (este método de cura promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais, e está descrito no livro ‘Curar: o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamentos nem psicanálise’, que o médico escreveu em 2003). David Servan-Schreiber acabou, no entanto, por falecer em Julho de 2011, em França, aos 50 anos, na decorrência do reaparecimento do câncer que lhe foi diagnosticado em 1992, deixando a mulher Gwenaëlle e três filhos. Antes da partida David disse: «Ter a possibilidade de preparar a partida é, na verdade, um grande privilégio», e foi por isso que escreveu o que é descrito como o seu livro de despedida: ‘Antes de Dizer Adeus’.

Além dos dois livros já mencionados David Servan-Schreiber escreveu «o livro sobre cancro mais vendido no mundo», “Anticâncer — Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais” , publicado no Brasil pela Editora Objetiva, que se tornou um verdadeiro ‘best-seller’ mundial, já traduzido para mais de 40 línguas. Na obra, que segundo o ‘New York Times’ «Em muitas casas, este livro vai provavelmente tornar-se uma Bíblia», o autor fala da sua própria experiência com um câncer cerebral, complementando o tratamento convencional – cirurgia, quimioterapia e radioterapia – através da modelação das defesas naturais por controlo emocional e seguindo uma dieta específica.

Visita o nosso blog parceiro Silêncios Que Falam (Site; Facebook)







Vive na Madeira, ilha portuguesa onde nasceu Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo. É cinéfilo e melómano, mas é no mundo dos livros que passa maior parte do tempo, e por isso diz ser um grande bibliófilo. Em Portugal, o seu blogue literário — http://silenciosquefalam.blogspot.pt —, existe há mais de 5 anos e é parceiro de mais de 40 editoras. Em ‘Silêncios que Falam’ ele já postou mais de 300 resenhas críticas, sobre livros de géneros literários vários.