Certamente você já ouviu a clássica frase, “o cliente tem sempre razão”. Muitos estabelecimentos comerciais no Brasil e no mundo costumam pensar pensar inúmeras estratégias para satisfazer os seus clientes, mas o fazem enquanto negligenciam o bem-estar dos seus próprios funcionários.

São incontáveis os casos de trabalhadores que têm que se habituar a péssimas condições de trabalho, simplesmente porque seus empregadores não enxergam o fato de que funcionários que desfrutam de um ambiente de trabalho saudável, produzem melhor.

Por meio do TikTok, o usuário Nestor Consuegra expôs as condições em que ele como chef e seus colegas de cozinha se alimentam nos “intervalos”. Agachados e escondidos, eles comem comida muito desagradável.

O vídeo, que atingiu mais de 500 mil curtidas e ultrapassou os 4 mil comentários, tem a intenção de exigir condições de trabalho mais justas e respeito a todos os trabalhadores. São pessoas, não máquinas.

“Os cozinheiros merecem algo muito melhor, vamos trabalhar juntos para dar a eles pausas adequadas e tempo para comer”, escreveu ele na descrição do vídeo.

Segundo o chef, todo o trabalho é feito em pé. Como é possível ver no vídeo, não há bancos onde eles possam descansar às vezes, nem mesmo para comer.

Além disso, note que não é uma refeição completa e saudável, eles são vistos comendo o que parece ser um bolo pequeno que provavelmente tiveram pouco tempo para preparar.

Nos comentários, muitas pessoas expressaram solidariedade com o grupo e até perguntaram o nome do restaurante, ao qual a pessoa que fez a gravação não respondeu.

Outros aproveitaram para contar as suas experiências em restaurantes e parece que esta situação é muito recorrente, uma vez que os trabalhadores não são atendidos nas suas necessidades mais básicas.

Muitos dizem que há até trabalhadores que não comem durante o dia porque seus chefes proíbem as refeições durante o trabalho apesar de ser um direito assegurado pela lei.

Veja abaixo o vídeo denúncia feiyto pelo chef de cozinha.

***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
FotoS: Reprodução/TikTok.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.