Conheça a história de Sandra Regina, a filha que Pelé rejeitou e que faleceu chamando pelo pai

A trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o ‘Rei’ Pelé, é marcada por muitas conquistas e reconhecimento, mas também por muitas polêmicas. Uma das mais lembradas pelos brasileiros é a batalha judicial para reconhecer a paternidade de Sandra Regina Machado.

Sandra nasceu em 24 de agosto de 1964, na cidade de Guarujá, em São Paulo. Ela entrou com uma ação na Justiça para ser reconhecida como filha de Pelé em 1991, quando tinha 27 anos. Ela alegava ser fruto do relacionamento entre o ‘Rei do futebol’ e a empregada doméstica Anízia Machado. A batalha judicial chegou ao fim cinco anos depois, em 1996, com a conclusão de que ela era sim filha biológica do ídolo do futebol.

contioutra.com - Conheça a história de Sandra Regina, a filha que Pelé rejeitou e que faleceu chamando pelo pai
Pelé e a filha Sandra

A reação de Pelé durante o todo processo judicial surpreendeu até mesmo os fãs mais fiéis do ex-jogador do Santos. O craque insistia em negar a paternidade de Sandra, mesmo após o resultado do exame de DNA positivo, em 1992.

Apesar da vitória na Justiça, Sandra nunca recebeu o reconhecimento e amor do pai biológico. De acordo com o G1, Pelé preferiu não ter qualquer relação com a filha.

“Para mim, biologicamente, ela pode até ser minha filha. Mas, na parte sentimental, não posso me preocupar com essa pessoa, porque não a conheço”, declarou o ex-jogador na época.

contioutra.com - Conheça a história de Sandra Regina, a filha que Pelé rejeitou e que faleceu chamando pelo pai
Sandra, filha de Pelé, no colo da mãe, a empregada doméstica Anízia Machado.

Sandra resolveu transformar sua dor em luta. Em 2000, ela foi eleita vereadora na cidade de Santos pelo pelo Partido Social Cristão (PSC) e batalhou para tornar o exame de DNA gratuito para pacientes da rede pública. A lei municipal, promulgada em 2001, foi logo depois estendida para o âmbito nacional.

A filha do Rei do futebol foi eleita duas vezes vereadora de Santos, perdendo apenas a última disputa para uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. Faleceu em 2006, aos 42 anos, vítima de uma falência múltipla de órgãos em decorrência de complicações de um câncer de mama.

Pelé não compareceu ao velório da filha. Apenas enviou flores.

Em 2009, o pastor Ozeas Felinto, viúvo de Sandra, deu declaraçãos à imprensa sobre a relação de Pelé com Sandra e com os netos.

“[…]enquanto a Sandra estava viva, quem cuidou da Sandra foi a mãe dela, trabalhando como doméstica, e o Pelé nunca deu ajuda. O Pelé começou a dar algum recurso agora para os meninos (filhos de Sandra) porque eu entrei com uma ação para que tivessem pelo menos as faculdades pagas por ele. Para que eles pudessem ter uma vida um pouco melhor. E o Pelé dá uma pensão, realmente, após uma ação que ganhamos na Justiça.”, disse o pastor em uma nota enviada à imprensa.

“Mas eu nunca pedi nada quando a Sandra estava doente, e muito menos a Sandra. Nem o afetivo, muito menos financeiro. Eu desconheço isso. Toda ajuda foi dada após a morte da Sandra, e sempre para os meninos. Ele dá hoje cerca de R$ 3.500 para cada neto e paga a faculdade dos dois. Só isso.”, continuou.

“Eu tentei, para que essa história tivesse um final feliz, aproximar os meninos do senhor Edson. Mas ele acha que dando essa pensão ele já resolve a situação. Me lembro também que quando a Sandra estava na UTI, eu estive na casa da irmã do Pelé (Lúcia). Ela ficou de falar com o Pelé, acredito que tenha falado, mas ele não foi.

Foi a única coisa que pedimos. Para o Pelé visitar a filha dele na UTI. Esse foi o único pedido”, finalizou o pastor.

Além de Sandra, Pelé tem outros seis filhos conhecidos. Do primeiro e segundo casamento, Pelé teve cinco filhos: Kelly, Edinho, Jennifer, e os gêmeos Joshua e Celeste. O craque também é pai de Flávia Christina, que foi apresentada como filha do jogador em 2002, fruto de um relacionamento de Pelé fora do casamento.

contioutra.com - Conheça a história de Sandra Regina, a filha que Pelé rejeitou e que faleceu chamando pelo pai
Pelé tem 7 filhos reconhecidos. – REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

O número de filhos do ‘Rei’, no entanto, pode ser maior. No documentário lançado na Netflix este ano, o craque afirmou que devido a quantidade de casos amorosos, já chegou a não saber quantos filhos tinha.

***
Redação Conti Outra, com informações JC.NE e DCM.
Foto destacada: Reprodução/Redes Sociais e AFP.

Leia também: Pelé: o que são “cuidados paliativos”?- o tratamento que está sendo aplicado ao rei

***

DICA!

Subscreva também o nosso canal no Youtube e tenha acesso à live diária do CONTI comigo, um projeto gratuíto realizado pela psicóloga Josie Conti e que visa trazer dicas e suporte para que você possa mudar de vida em 2023.

Os vídeos também estão disponíveis na CONTI outra do Facebook e Instagram (@contioutra) e em plataformas de Podcast com o nome do programa CONTI comigo.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.