Por mais de dois meses, as autoridades da Califórnia (EUA) não puderam dizer qual foi a causa do óbito de uma jovem família de três pessoas e seu cachorro ao longo de uma trilha de caminhada na Floresta Nacional de Sierra.

John Gerrish, Ellen Chung e sua filha de 1 ano, Miju, foram encontrados sem vida perto do rio Merced, sem ferimentos físicos ou sinais de trauma. Investigadores perplexos descartaram uma série de possibilidades, desde raios a exposição ao monóxido de carbono e algas tóxicas. Agora eles têm uma resposta: hipertermia e possível desidratação, anunciou o xerife Jeremy Briese do condado de Mariposa na quinta-feira.

A família subiu uma ladeira íngreme com pouca sombra em temperaturas de até 40 graus, possivelmente ficando sem água em algum momento durante a viagem, disse Briese. Os investigadores acreditam que seu cachorro Oski faleceu de problemas relacionados ao calor.

Helicóptero na região da Califórnia onde uma família que havia ido fazer uma trilha foi encontrada morta, em 18 de agosto de 2021 — Foto: Craig Kohlruss/AP.

Briese explicou que a hipertermia é uma condição em que a temperatura corporal atinge um nível anormalmente alto.

“Este é um evento infeliz e trágico devido ao clima”, disse Briese.

Em um comunicado, as famílias Gerrish e Chung expressaram “dor quase além das palavras” em meio a um vazio de respostas durante a investigação.

“Nossos corações nunca esquecerão as belas vidas de Jonathan, Ellen, Miju e, claro, Oski,” eles continuaram.

A causa dos misteriosas óbitos da família foi determinada após uma litania de testes, incluindo autópsias e análises toxicológicas. O xerife disse que uma equipe de detetives trabalhou no caso “24 horas por dia”, revisando metodicamente evidências como dados de telefones celulares e muito mais.

Gerrish, 45, Chung, 30, e sua filha e cachorro foram descobertos depois que um amigo da família denunciou o desaparecimento deles em 16 de agosto. A babá de Miju alertou os membros da família que Gerrish e Chung não estavam em casa naquele dia. No dia anterior, uma testemunha viu a família viajando em direção ao início da trilha.

Imagem sem data de Ellen Chung publicada em uma rede social — Foto: Reprodução/Facebook.

A polícia vasculhou a trilha depois de localizar o caminhão do casal estacionado perto da entrada da trilha. Mais tarde naquela manhã, em uma área conhecida como Devil’s Gulch, oficiais de busca e resgate encontraram Gerrish em uma posição sentada com Miju e Oski perto dele, enquanto Chung foi encontrado mais acima em uma colina.

Posteriormente, as autoridades fecharam as 28 milhas ao longo do rio onde a família foi encontrada, depois que os resultados dos testes da água a jusante revelaram altos níveis de algas tóxicas – mas a proliferação de algas foi descartada como causa de óbito. A família não bebeu a água do rio, disse Briese.

O xerife disse que os investigadores também consideraram a possível exposição de minas próximas, mas determinaram que a família não visitou essas minas.

A perda da jovem família foi um choque para os moradores da comunidade de Mariposa.

“É tão trágico e misterioso”, disse Steven Jeffe, um amigo próximo da família.

O casal se mudou de São Francisco para Mariposa em março de 2020. Gerrish trabalhava no Snapchat, e Chung estava cursando um mestrado em terapia familiar, disse Jeffe.

Aqueles que conheciam o casal descreveram seu amor por aventuras ao ar livre e caminhadas, questionando o que poderia ter acontecido durante a viagem para Hites Cove.

“Estamos arrasados ​​com a perda”, disse Jeffe. “Mas eu acho que a comunidade aindsa pensa, ‘O que diabos aconteceu?’ É tão louco.”

Na quinta-feira, Briese mostrou a filmagem da trilha de 13 quilômetros que a família quase completou, com terreno inclinado que tinha pouca cobertura de árvores devido a um incêndio florestal em 2018. Eles estavam a 2,5 quilômetros de completar a caminhada.

Um único recipiente para água encontrado com a família, uma mochila de bexiga d’água de 85 onças, estava vazio.

Briese disse que não encontrou outro óbito por hipertermia durante seu trabalho no escritório do xerife. Mas ele alertou os outros para tomarem precauções ao ar livre durante verões sufocantes.

“Minha mensagem seria para se preparar, se você vai caminhar, prepare-se”, disse ele.

As famílias Gerrish e Chung disseram que usariam as novas revelações “como uma forma de nos ajudar a enfrentar a situação”.

“No entanto”, acrescentaram, “a questão de por que nunca poderá ser respondida e permanecerá conosco”.

***
Redação Conti Outra, com informações de Washington Post.
Foto destacada: CBS/Via BBC.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.