O casal de veterinários ucranianos Leonid e Valentina Stoynov se dedica há anos à nobre missão de proteger animais selvagens através do projeto Vet Crew. No entanto, o trabalho deles nunca se fez mais necessário do que agora.

Desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu oficialmente a Ucrânial, Leonid e Valentina estão sitiados em Odessa, cidade que já foi alvo de mísseis russos. E, de lá para cá, o casal notou que um grande número de pessoas estavam fugindo às pressas da cidade, rumo a fronteiras de países vizinhos, e deixando para trás seus animais de estimação.

De acordo com o Acnur, a Agência da ONU para Refugiados, esse tipo de situação é bastante comum durante qualquer guerra. Na dúvida se os animais serão aceitos nos lugares para onde estão indo procurar abrigo, muitos deixam seus pets para trás.

Com o intuito de evitar que os animais fiquem abandonados durante o conflito, Leonid e Valentina resolveram focar seus esforços neste momento na proteção de animais domésticos e fizeram um pronunciamento em suas redes sociais, onde têm bastante alcance, objetivando conscientizar tutores para que não deixem seus bichos para trás: “Gritos e bombardeios podem ser ainda mais assustadores para quem não entende o que está acontecendo”, disseram, oferecendo ajuda para orientar como é possível sair do país levando animais de estimação.

O casal explicou que países como Polônia, Romênia e Eslováquia, até o momento, estão permitindo que os ucranianos atravessem as fronteiras com seus bichinhos, mesmo sem documentos veterinários.

O maior objetivo do casal é a conscientização, uma vez que seria impossível oferecer abrigar todos os animais da cidade em sua casa -, mas para aqueles que estão decididos a abandonar seus animais de estimação, Leonid e Valentina fazem um novo apelo ao final do vídeo: “Não importa a situação, seguiremos fazendo o nosso trabalho. Ficaremos em Odessa e estamos aceitando animais em caráter de emergência”, afirmam.

***
Redação Conti Outra, com informações de Só Notícia Boa e The Greenest Post.
Fotos: Reprodução/Instagram.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.