“As Mais Belas Trilhas da Patagônia”, livro do fotógrafo Ricardo Feres

"Caminhei sempre sozinho e, além de paisagens sensacionais, tive a chance de ver uma enorme avalanche, ficar frente a frente com um puma por meia hora, me sentar no chão ao lado de um casal de huemules (cervo da Patagônia) que estava descansado na beira de um rio e, também, fazer alguns novos amigos montanhistas que eu tenho certeza que reencontrarei em alguma trilha." Ricardo Feres

Josie Conti

Existem os mais variados tipos de turistas e, para cada um deles, as aventuras mais diversas. Conheço pessoas que viajam para lugares incríveis, mas que ficam felizes em apenas desfrutar das comodidades e regalias de um hotel de luxo. Eles não querem preocupações, pois gostam de descansar e de experienciar o conforto e o requinte sem preocupações. E tudo bem, pois sempre desejo que aproveitem muito! Existem outros, entretanto, que também podem gostar do conforto (quem não gosta de ser bem tratado?), só que eles têm uma essência diferente e, internamente, são verdadeiramente motivados pela jornada e a conquista associada ao desbravamento de um lugar novo e, algumas vezes, até inóspito. Eles querem superar o local e a si mesmos. Nesses casos, o prazer está ligado ao esforço da pesquisa sobre o local, da análise do clima, dos preparos relacionados à época do ano, roupas e equipamentos e, principalmente, ao percurso que é feito durante a viagem. Assim, alguns desses turistas mais aventureiros passam meses se preparando fisicamente, fazendo contatos e, mais do que tudo, sonhando com a experiência de chegar a um dos locais tão almejados e encontrar uma paisagem de rara beleza. Isso acontece porque essas pessoas sabem, por instinto ou experiência, que alcançar aquele local depois de algum (ou muito esforço) será ainda mais recompensador e tornará a paisagem ainda mais bonita e inesquecível.

Fotografia: Ricardo Feres

Em 2011, o fotógrafo paulista Ricardo Feres, adepto do segundo tipo de viagem, esteve na Patagônia pela primeira vez. Nesse “primeiro encontro” com o local ele descobriu que queria mais: ele queria tempo no local, desejava desbravar as trilhas que não pôde, almejava fotografá-las e categorizá-las de sua maneira. Ele queria fazer algo que fosse além do que até então tinha encontrado nos sites e revistas que falam sobre o tema.

Fotografia: Ricardo Feres

Para quem não sabe, a Patagônia é uma região localizada no extremo sul da América do Sul. Os seus domínios abrangem algumas partes da Argentina e do Chile, sendo que a Cordilheira do Andes faz a fronteira entre os dois países. Essa região, que costuma ser um dos locais mais visitados e cobiçados por montanhistas, oferece estrutura tanto para os turistas que buscam o conforto do jantar à beira da lareira regado a vinho e boas risadas – e que podem contratar empresas que os levem a alguns pontos de beleza natural -, quanto ao turista que escolhe acampar, ficar em parques e reservas e trilhar seus caminhos de forma mais independente.

Fotografia: Ricardo Feres

Em 2019, finalmente, a viagem de volta foi possível e, unido de muito planejamento e vontade de capturar as imagens perfeitas, ele permaneceu na Patagônia por 5 meses e meio (que sonho!). Nesse período ele percorreu mais de uma vez todos os grandes trekkings, espalhados em 10 das mais belas trilhas dessa vasta região, tanto em território argentino quanto chileno. O resultado dessa incrível experiência é o livro, recentemente lançado, “As Mais Belas Trilhas da Patagônia”.

Fotografia: Ricardo Feres/ Capa do livro

O livro, assim como a viagem, foi feito de maneira independente intencionalmente. No caso da viagem, Ricardo queria ter total liberdade para permanecer nos locais pelo tempo que julgasse necessário, tanto para fazer as trilhas quanto para captar as imagens em condições climáticas ideais.

“Caminhei sempre sozinho e, além de paisagens sensacionais, tive a chance de ver uma enorme avalanche, ficar frente a frente com um puma por meia hora, me sentar no chão ao lado de um casal de huemules (cervo da Patagônia) que estava descansado na beira de um rio e, também, fazer alguns novos amigos montanhistas que eu tenho certeza que reencontrarei em alguma trilha.” Ricardo Feres

Fotografia: Ricardo Feres

O resultado de tamanha “ousadia” e independência é uma coletânea de 150 de suas melhores fotos distribuídas ao longo de 140 páginas com textos tanto em português quanto em inglês. E a empreitada, com certeza, valeu a pena, pois o livro, além de riquíssimo em imagens e conteúdo, é o único livro de fotos em todo o mundo sobre as trilhas da Patagônia.

Fotografia: Ricardo Feres

A originalidade desse material certamente é um grande achado para quem gosta de viagens e quer saber mais sobre a Patagônia, para aqueles que pretendem desbravar esses caminhos, para aqueles que já conhecem e querem retornar em breve ou até mesmo para quem já conhece a região, mas gostaria de ter um registro em imagens do que, um dia, já foi visto com os próprios olhos.

Ficou interessado (a)?

– Valor promocional de lançamento: R$ 159,00 + frete
– Para saber o custo do frete e combinar o envio mande o seu CEP para:
Email: livros@ricardoferes.com ou para o WhatsApp +55 11 99314-3211

Dentro de algumas semanas o livro será vendido também pela Amazon, porém o valor será mais alto devido aos custos de comercialização.

***

Artigo relacionado: Fotógrafo explora a integração entre as belezas paradisíacas do litoral norte e o corpo feminino em sua forma mais natural

Aproveite e já o siga o fotógrafo Ricardo Feres no Instagram e no Facebook também.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Psicóloga com 19 anos de experiência, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de atuação como educação, clínica (consultório, grupos pré-cirurgia bariátrica e de reeducação alimentar, acompanhamento de pacientes idosos e acamados em projeto da UNIMED), além de recursos humanos e saúde do trabalhador. Teve um programa diário, o CONTI oura, na rádio 94.7 FM de Socorro. Atualmente realiza vídeos, palestras, cursos, entrevistas, e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Possui mais de 11 milhões de usuários fidelizados entre seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Também realiza atendimentos psicológicos online.