A Suécia abre uma jornada de trabalho de 6 horas sem baixar os salários … e no seu país?

As autoridades suecas acreditam que, com um dia de trabalho mais curto, os trabalhadores "se sentirão melhor fisicamente e mentalmente".

As autoridades suecas acreditam que, com um dia de trabalho mais curto, os trabalhadores “se sentirão melhor fisicamente e mentalmente”. Essa redução de tempo busca aumentar a eficiência do trabalho, economizar recursos do estado e abrir novas oportunidades de emprego. Embora seja um teste, os gerentes de projeto têm plena confiança nos resultados.

O teste começará com os trabalhadores municipais de Gotemburgo, que serão os primeiros a participar de uma experiência de trabalho que permitirá “avaliar” o sistema de seis horas por dia, cinco dias por semana, iniciativa das forças políticas de esquerda.

“Chegou a hora de testar se isso realmente funcionará na Suécia. Vamos fazer o experimento e comparar, então tomaremos uma firme decisão legislativa que pode ser estendida a todos os trabalhadores “, explicou Mats Pilhem, vice-prefeito de Gotemburgo, ao jornal sueco The Local.

Os trabalhadores municipais serão divididos em dois grupos para fazer as comparações do caso: o primeiro manterá seu ritmo atual de sete horas por dia, enquanto o segundo realizará tarefas por seis horas. Ambos manterão os mesmos salários que no presente. As autoridades acreditam que com um dia de trabalho mais curto, os trabalhadores “sentir-se-ão melhores fisicamente e mentalmente” e também perderão menos e terão melhor apresentação do trabalho. Paralelamente, se a experiência der resultados positivos, espera-se criar novos empregos.

A experiência já foi feita em Gotemburgo, em uma fábrica de automóveis e os resultados foram animadores, de acordo com os empresários.

A iniciativa recebeu fortes críticas da oposição política à esquerda, que acusa Pilhem de fazer a experiência no momento em que as eleições se aproximam. A defesa do prefeito argumenta que a questão havia sido pensada e planejada de antemão.

***

Tradução CONTI outra. Do original Suecia estrena jornada laboral de 6 horas sin bajar salarios… ¿y en tu país?

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.