Serviço de hospedagem de site: Conheça os detalhes sobre cada tipo

A hospedagem é um serviço que terá grande relevância no funcionamento do seu site. Ter um bom serviço de hospedagem garante um funcionamento sem problemas e transmite uma imagem de profissionalismo e seriedade.

Existem vários tipos de hospedagem que você pode acessar. Cada tipo é projetado para atender às necessidades de diferentes tipos de sites.
Portanto, é importante que você conheça bem o tipo de site que deseja, para que possa escolher o serviço de hospedagem ideal. Apesar da falta de acesso à internet em algumas regiões do país, o Brasil vive um verdadeiro boom deste tipo de serviço.

Os aspectos que você deve estar atento ao escolher uma hospedagem são se inclui domínio e contas de e-mail, quanto espaço em disco oferece e que tipo de disco é, qual é a transferência mensal de dados, se oferece sistema de backup, quais protocolos de segurança possui e a possibilidade de upgrade que você possui. Veremos tudo isso mais adiante, com o conhecimento obtido no tophospedagemdesites.com.br.

O que é um serviço de hospedagem?

Resumindo, o serviço de hospedagem, também conhecido como web storage ou web hosting, é o espaço físico que aluga num servidor onde pode guardar todas as informações da sua página web e que permite que o seu site seja visível aos utilizadores da Internet. Provedores de hospedagem são aqueles que oferecem esse serviço de armazenamento de arquivos. Você pode procurar qual o melhor servidor de hospedagem com ferramentas ou sites como o Reclame Aqui.

Como funciona a hospedagem?

A hospedagem funciona como um pendrive. Nele você simplesmente guarda seus documentos e ele é usado para nada mais do que conter as informações que você deseja. Quando quiser utilizar os arquivos armazenados em sua memória, basta conectá-lo ao computador e abrir a pasta de seu interesse. Como pendrives, o trabalho da hospedagem é armazenar dados.

Quando um usuário deseja ver as informações armazenadas, a Internet procura essas informações no servidor que as armazena e exibe os dados. No diagrama que apresentamos a seguir você pode ver a forma como funciona o acesso às informações armazenadas no servidor.

Que tipos de hospedagem existem?

Embora o mercado ofereça vários tipos de hospedagem que atendem a diferentes necessidades, apresentamos os mais comuns deles abaixo, cada um deles com características diferentes e especialmente criados para as necessidades específicas de cada cliente:

• Hospedagem Compartilhada
• Hospedagem Dedicada
• VPS (Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual)
• Hospedagem em nuvem

O que é a hospedagem compartilhada?

Hospedagem compartilhada é um tipo de hospedagem onde o provedor aluga pequenos espaços para vários sites dentro do mesmo servidor. Assim, todos os clientes hospedam seu conteúdo e ao mesmo tempo compartilham os recursos do servidor, entre outros CPU, processador, memória RAM, largura de banda, endereço IP ou transferência mensal de dados.

Funciona como um condomínio. O edifício (servidor) tem certas divisões que formam pequenas habitações no seu interior. Cada apartamento (conta de hospedagem compartilhada) é alugado por pessoas diferentes e todas compartilham serviços como elevador, vigilância, manutenção, eletricidade ou água (os mesmos recursos).

O que é a hospedagem dedicada?

Um servidor dedicado é aquele cujo uso exclusivo é feito por um único cliente. Ou seja, não compartilha recursos com outras pessoas ou empresas, pois utiliza um servidor inteiro, de forma que o desempenho não é afetado pelo tráfego, como pode acontecer com hospedagem compartilhada, além de possuir um maior nível de segurança .

Se a hospedagem compartilhada pudesse ser comparada ao aluguel de um apartamento, o servidor dedicado seria como alugar sua própria casa, já que você estaria alugando a propriedade inteira.

O que é o VPS (Virtual Private Server)?

Um Virtual Private Server (ou Servidor Privado Virtual em português), é um serviço de armazenamento web caracterizado por um servidor físico dividido em partições virtuais independentes, capaz de funcionar com seu próprio sistema operacional e sem compartilhar recursos com outros VPS. O recurso é semelhante à hospedagem compartilhada, mas com os benefícios de um servidor dedicado.

O VPS é frequentemente comparado à hospedagem compartilhada porque o mesmo servidor é virtualmente dividido e alugado por clientes diferentes. No entanto, neste caso, o desempenho das páginas da web não é afetado porque recursos como RAM, processador, largura de banda ou capacidade de transferência de dados não são compartilhados entre vários usuários, portanto, seus benefícios são compare com servidor dedicado.
Um VPS é como um fracionamento. O terreno (servidor) é dividido em um determinado número de lotes individuais nos quais as casas são construídas com serviços próprios (servidores virtuais), com cada casa sendo alugada por inquilinos diferentes.

O que é a hospedagem em nuvem ou “cloud”?

Certamente nuvem é um termo com o qual você já está familiarizado. Hoje, os avanços tecnológicos nos levam a usar “a nuvem” para armazenar documentos, fotos e músicas. O armazenamento na Web funciona de maneira semelhante; todos os recursos utilizados para coletar as informações do seu site são executados a partir de uma nuvem.

A principal vantagem da hospedagem na nuvem é que você paga apenas pelo que usar, ao contrário de outros serviços que já possuem pacotes pré-estabelecidos.

Como funciona o serviço de hospedagem gratuita?

A maioria das empresas provedoras de hospedagem que oferecem serviços gratuitos na verdade fornecem um serviço extremamente básico, na esperança de que as necessidades do usuário o levem a adquirir um pacote mais completo.

Em muitos casos, a única vantagem real que oferecem é o espaço para fazer upload do seu site, já que as desvantagens costumam ser maiores.
Quais são as limitações oferecidas pela hospedagem gratuita?

Os provedores de serviços oferecem a você um espaço para hospedar seu site, mas entre outras desvantagens estão:

• Limite de espaço em disco.
• Limite de largura de banda, que se torna lento.
• Publicidade e falta de backups.
• Limite no tráfego de visitantes e suporte técnico.
• Tipo de subdomínio (URL não totalmente personalizada)

Quando a hospedagem gratuita é interessante?

Uma hospedagem gratuita é geralmente uma isca para atrair clientes que estão mais relutantes em opções de pagamento, mas pode ser interessante usar, por exemplo, WordPress.org para aprender como criar uma página da web, experimentar uma hospedagem real ou, finalmente , para pequenos sites como fóruns ou blogs sem muito tráfego.

***

Photo by Christopher Gower on Unsplash







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.