7 jogos de relaxamento para criar filhos emocionalmente fortes

Assim, levando em conta que vivemos em uma sociedade que estimula a pressa, a rapidez e a gratificação imediata, é de suma importância que tenhamos em mãos recursos que favoreçam um maior autocontrole.

Em um momento em que os comprimidos são usados ​​para acalmar as crianças, torna-se essencial treinar nossos filhos em técnicas de relaxamento. Podemos fazer isso através de jogos de relaxamento para que, enquanto desenvolvemos recursos para a vida, nos divertimos.

Assim, levando em conta que vivemos em uma sociedade que estimula a pressa, a rápidez e a gratificação imediata, é de suma importância que tenhamos em mãos recursos que favoreçam um maior autocontrole.

Jogos de relaxamento ajudam as crianças a melhorar sua gestão e controle emocional

Por esta razão, com base nesta premissa, neste artigo, compilamos alguns jogos de relaxamento que se constituem como técnicas para os mais jovens da família. Vamos ver o que eles consistem:

1. Sopre a vela!

Este jogo consiste em aprender a respirar profundamente , isto é, tomando ar pelo nariz, inflando a barriga e expelindo lentamente o ar enquanto sopra a vela com a intenção de desligá-la. Uma vez que as instruções sejam entendidas, colocamos a criança em uma cadeira a dois metros da vela, que será acesa em uma mesa.

Ele não pode se levantar ou se inclinar, então é esperado que ele não seja capaz de apagar a vela. Então, diminuímos a distância cerca de meio metro. Vamos fazer abordagens progressivas até que a criança consiga apagá-la. Desta forma, teremos um tempo de jogo de cerca de 5 minutos em que a criança irá adquirir a capacidade de respirar profundamente.

 

2. O jogo do balão

A técnica do balão é um jogo maravilhoso que nos ajuda a promover o relaxamento através da respiração correta. Que necessitamos? Um espaço amplo e balões coloridos. Que devemos fazer? Inflar tanto um balão até que exploda e inflar outro balão e o deixar expelir o ar lentamente, manipulando o bocal.

Depois, pediremos às crianças que fechem os olhos e imaginem que elas se tornam balões enquanto respiram. Pedir-lhes para expulsar o ar lentamente, como se fossem balões.

Depois de fazer isso, pediremos às crianças que nos digam situações em que se sentem como balões, situações em que não suportam ou toleram nada. Então, nós o convidaremos a nos contar como o resolveram, oferecendo alternativas se você precisar de ajuda para tomar conhecimento dessas situações.

3. O jogo da semente

Com música relaxante ao fundo e pouca luz, vamos simbolizar o crescimento de uma árvore. Começamos ajoelhados no chão com as cabeças baixas e os braços estendidos para a frente, como se fôssemos gatinhos se esticando.

Nós somos uma semente que, ao som da música, cresce e se torna uma grande árvore com belos ramos, que serão nossos braços estendidos para cima quando estivermos de pé. Este exercício é ideal para fazer com eles à noite, antes de ir para a cama.

4. A garrafa da calma

Chamamos um pote de garrafa calma em que colocamos água, silicone líquido para dar densidade ao conteúdo e, por exemplo, glitter. Podemos fazer com eles com outro ofício e é ideal para sermos contemplados tanto em momentos de tensão como em momentos que podemos chamar de “zen”.

Consiste em que eles tremem e observam o movimento, depois disso vamos explicar a eles que o brilho é como suas emoções, que eles tremem e agitam até se acalmarem. É ideal para incentivar a reflexividade

Apenas observando o brilho se movendo devagar irá ajudá-lo a se concentrar e relaxar sua mente após momentos de grande ativação.

5. O jogo gigante de sopradores de bolas

Outro recurso para se divertir e aprender a respirar profundamente é o jogo do soprador. Consiste em manter a bolha de sabão no ar pelo maior tempo possível. Engraçado, certo? A verdade é que este amor de jogo e é muito funcional para promover o relaxamento.

6. Amassar papéis, esmagar bolas, rabiscar

Rabiscar, enrugar papéis ou esmagar bolas suaves anti-stress é outro jogo maravilhoso para ajudá-los a canalizar suas emoções negativas . Além disso, ao mesmo tempo, favorecemos o desenvolvimento de habilidades motoras finas, já que as ajudamos a fortalecer os músculos de suas mãos pequenas.

7. Pintar mandalas

Mandalas de pintura não só promovem relaxamento e reflexividade, mas a capacidade de concentração e capacidade criativa. Nas livrarias e na internet encontramos inúmeras alternativas adequadas para eles que eles vão amar.

Mandalas de pintura é um dos jogos de relaxamento que teve o maior impacto nos últimos anos

Nós realmente esperamos que estes jogos de relaxamento e recursos sejam úteis na educação dos pequenos. Não nos esqueçamos de que é mais fácil educar crianças fortes do que de adultos feridos e que o fato de a natureza nos confiar a educação das crianças é nossa maior responsabilidade.

Você já colocou em prática algum desses jogos de relaxamento?

Tradução feita pela CONTI outra, do original de La Mente es Maravillosa

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.