6 frases simples que encerram a conversa com um manipulador

Infelizmente, todos nós conhecemos um manipulador. O que, entretanto, pode mudar tudo daqui a diante, é você aprender a permanecer confiante em seus valores e convicções.

Algumas pessoas são verdadeiros “mestres” na arte da manipulação. Para conseguirem o que querem, falam e realizam atos sem pensar nas consequências ou, muito menos, se colocar no lugar dos outros. Pessoas assim geram grandes estragos, pois são verdadeiros predadores.

Você se lembra de alguém assim?

Infelizmente, todos nós conhecemos um manipulador. O que, entretanto, pode mudar tudo daqui a diante, é você aprender a permanecer confiante em seus valores e convicções.

Abaixo, seguem 6 frases que te ajudarão a colocar um manipulador em seu lugar. Lembre-se de ser firme.

1. “Não”

A maioria das pessoas sente grande dificuldade em negar qualquer pedido de ajuda- e os manipuladores sabem muito bem disso!

Você deve entender que não tem que fazer tudo o que alguém pede, e nem precisa se justificar quando não puder fazer o que pedem.

Dizer “não” não nem sempre vai ser fácil. Mas grande parte da batalha está na sua mente e na sua autoconfiança. Afinal, quem te ama e te respeita tem que entender seus limites também

2. “Afaste-se”.

Frequentemente, manipuladores usam de intimidação física ou emocional para conseguirem o que querem. A maioria das vezes, entretanto, a intimidação é emocional!

Uma vez que eles sabem que pode exercer algum controle sobre você, eles tentarão manter a maior proximidade possível para ganhar espaço e poder na relação.

Estabeleça limites.

3. “Volte quando se acalmar.”

Isto funciona se o manipulador está usando o “drama” ou tentando criar um estado emocional exacerbado para fazê-lo parar de pensar racionalmente. Eles podem tentar fazer com que você tome decisões rápidas a partir de sentimentos de culpa ou pena, por exemplo.

Não decida nada nesse momento! Peça um tempo para decidir, pensar com calma e até se aconselhar, se for o caso.

4. ”Meus sentimentos também importam.”

Alguns manipuladores colocam seus próprios sentimentos em um pedestal. O objetivo com isso é fazer você esquecer seus sentimentos até que esteja fazendo tudo em seu poder para se certificar de que eles sejam sua prioridade- você será anulado (a) em suas vontades e estima.

Ponha fim nisso! Deixe claro que você também tem sentimentos e necessidades. A vida não gira em torno de uma pessoa e nem deve ser assim em um relacionamento de casal ou amizade.

5. ”Isso é inaceitável.”

Manipuladores procuram alvos fáceis. Eles querem alguém com limites fracos. Se a pessoa não tem limites, você tem que ter.

6. “Vá embora.”

Guarde isso para a pior das situações.

Estou falando sobre as pessoas que fazem todos os tipos de coisas desagradáveis para você e, no dia seguinte, te chamam como se nada tivesse acontecido

Algumas pessoas simplesmente não têm lugar em sua vida. Se alguém tem um histórico comprovado de mentiras, engano e manipulação, retire-o da sua vida e não olhe para trás. Se for alguém que você não pode evitar, afaste-se emocionalmente e treine os limites, mas mantenha a maior distância possível.

***

Traduzido e ADAPTADO por CONTI outra. Com informações de davidwolfe.com como referênica.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.