6 filmes e séries que nos ajudam a entender melhor a violência contra a mulher

A série "Inacreditável", presente na lista, é uma referência excelente para refletir sobre o caso Mari Ferrer. Todos que estão interessados no assunto deveriam assistir, pois ela trata da questão do não acolhimento institucional a casos de violência contra a mulher.

Josie Conti

O recente caso Mari Ferrer uniu o Brasil em uma indignação coletiva frente a falta de respaldo institucional que uma mulher pode sofrer quando faz uma denúncia. Uma das coisas que ficaram claras, entretanto, é que falta preparo e informação com relação ao que é fato e ao que é preconceito. Falta também sensibilidade e empatia com relação ao sofrimento de pessoas em condição de vulnerabilidade.

Hoje, entretanto, separei uma lista com 6 filmes que também tratam da violência contra a mulher e podem nos ajudar a identificar de maneira mais rápida, madura e eficaz certas nuances que são relevadores dessa situação.

Debater o tema e expor a injustiça enfraquece os agressores.

Nota da página: a série “Inacreditável” é uma referência excelente para refletir sobre o caso Mari Ferrer.

1- O limite da traição

Desiludida após descobrir um caso do ex-marido, Grace Waters (Crystal Fox) reencontra a felicidade em um novo amor. Mas quando segredos vêm à tona, o lado vulnerável de Grace se torna violento. Um suspense eletrizante com Phylicia Rashad, Bresha Webb, Mehcad Brooks, Cicely Tyson e Tyler Perry. Roteiro e direção de Tyler Perry.

2- Agnus Dai

Polônia, dezembro de 1945. Mathilde Beaulieu, uma jovem médica da Cruz Vermelha encarregada de tratar sobreviventes franceses antes de serem repatriados, é chamada para socorrer uma freira polonesa. Relutante no início, concorda em ir ao convento, onde trinta freiras Beneditinas vivem afastadas do mundo exterior. Mathilde descobre que várias freiras, que engravidaram em circunstâncias dramáticas, estão a ponto de dar à luz. Aos poucos, surge entre a ateia e racionalista Mathilde e as freiras, ligadas às regras de sua vocação religiosa, relações complexas que aguçadas pelo perigo as tornarão cúmplices para um novo encontro com suas próprias vidas. SELEÇÃO OFICIAL SUNDANCE FILM FESTIVAL 2016.

3- “Bom dia, Verônica”

Um serial killer que não conhece limites. Um sistema cheio de falhas e diversas vítimas sem esperança. Nada é capaz de impedir Verônica de lutar por justiça.
A nova série brasileira Bom Dia, Verônica com Tainá Muller, Camila Morgado e Eduardo

4- Inacreditável

Baseada em fatos reais, a série “Inacreditável” conta a história de uma adolescente que retira uma queixa de estupro enquanto duas detetives de outro estado investigam indícios que podem revelar a verdade.

Inspirada no artigo vencedor do Pulitzer “An Unbelievable Story of Rape”, de T. Christian Miller e Ken Armstrong, e no episódio “Anatomy of Doubt” do programa de rádio “This American Life”, “Inacreditável” tem episódios dirigidos pelas indicadas ao Oscar Susannah Grant e Lisa Cholodenko e retrata uma história de trauma, coragem e resiliência.

5- Jeffrey Epstein: Poder e Perversão

Jeffrey Epstein: Filthy Rich é uma minissérie de documentários americana sobre o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein. A minissérie é baseada no livro homônimo de 2016 de James Patterson, co-escrito por John Connolly e Tim Malloy. Filthy Rich foi lançado em 27 de maio de 2020 na Netflix. O documentário de quatro partes apresenta entrevistas com várias vítimas, incluindo Virginia Giuffre e Maria Farmer, junto com ex-funcionários e o ex-chefe de polícia Michael Reiter, um indivíduo-chave do primeiro processo criminal contra Epstein.

6- Big Little Lies

Um assassinato expõe os problemas da aparente perfeita comunidade de Monterey, na Califórnia. Nesta pacata cidade, o crime pode ser fruto dos segredos e rivalidades envolvendo três mães de crianças da escola local.

7- I may destroy you

Arabella é uma independente londrina cheia de bons amigos e uma promissora carreira de escritora. Mas quando colocam drogas em sua bebida, ela precisa questionar e reconstruir todos os elementos de sua vida.

Legendas e imagens divulgação.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Psicóloga com 19 anos de experiência, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de atuação como educação, clínica (consultório, grupos pré-cirurgia bariátrica e de reeducação alimentar, acompanhamento de pacientes idosos e acamados em projeto da UNIMED), além de recursos humanos e saúde do trabalhador. Teve um programa diário, o CONTI oura, na rádio 94.7 FM de Socorro. Atualmente realiza vídeos, palestras, cursos, entrevistas, e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Possui mais de 11 milhões de usuários fidelizados entre seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Também realiza atendimentos psicológicos online.