5 formas de semear o seu lado espiritual e ter uma vida mais plena

Todo ser humano, em algum momento de sua vida, questiona a razão do seu existir. Na maioria das vezes, isso gera ansiedade e uma sensação de desamparo que só é suprida quando a pessoa descobre um propósito.

Por propósito podemos entender aquilo que nos dá motivo para levantar todas as manhãs. São, de maneira geral, as coisas que fazem nossos olhos brilharem. Alguns sentem isso por suas famílias, outros por sua profissão. Há que se alimente de ajudar ao próximo. É algo que, no final das contas, tem relação com o que existe de mais sincero dentro da pessoa.

Quando somos fieis a esse propósito, seja ele laboral, familiar e/ou espiritual, sentimo-nos mais felizes e completos. A partir desse momento, somos capazes de desenvolver o nosso lado espiritual, pois nos sentimos plenos com em nossos objetivos e razões de existir.

Abaixo, estão 5 maneiras de semear o seu lado espiritual 

1.  Desapego

Quanto menos você precisa, mais livre você é. A descoberta de que “o não apegar-se a coisas materiais e mesmo relações falidas” é um dos grandes segredos da felicidade e do cultivo de uma alma mais espiritualizada.

2. Aceitação de si

Um dos males da humanidade é a hipocrisia e ela não está distante das pessoas que cultivam a espiritualidade. É importante que a pessoa reconheça suas qualidades e seus defeitos, que não renegue e sim aceite sua história de vida.

Por Olesya Kuprina/shutterstock

3.Perdão

Só após a aceitação pode vir o perdão de si e do outro. Quando nos aceitamos falhos vemos com mais gentileza a falha do outro. Sabermos que somos imperfeitos nos torna mais humildes e tolerantes.

4. Identificação do propósito

Como foi dito na introdução do texto, o propósito é algo que nos guia e nos motiva a continuar. Pense em quais são as coisas da sua vida que são as mais importantes. Aquelas que te dão a impressão de que a vida não teria sentido sem elas. Aí você terá a sua resposta. Mas lembre-se também que identificar o propósito é só o começo. É preciso que você o cultive e lute por ele.

5. Abertura para coisas novas

Toda unanimidade é burra. Logo, se você nunca questiona suas próprias verdades existe um grande risco de que você esteja engessado em ideias que não fazem mais sentido. Lembre-se que para desapegar é preciso deixar ir, para perdoar, é preciso mudar, para ver o novo, é preciso repensar o velho. O desenvolvimento de si só acontece quando aceitamos que não somos donos da verdade.

Lembre-se que qualquer pessoa que você conhecer será melhor em você em alguma coisa. Seja humilde e aprenda. 

PS: Você também pode chamar seu lado espiritual de MATURIDADE ou FELICIDADE- a espiritualidade não costuma andar muito longe delas.

Imagem de capa: PEPPERSMINT/shutterstock

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 16 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de formação e atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Realiza vídeos, palestras, entrevistas, tem um programa diário na rádio 94.7 FM de Socorro e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Atualmente possui mais de 10 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.