22 lições de vida para aprender com Nelson Mandela 

Através de coragem, compaixão, compromisso e perdão, Nelson Mandela continuará sendo uma inspiração para todos nós e é por isso que eu gostaria de compartilhar com vocês estas 22 lições de vida para aprender com Nelson Mandela .

“Depois de subir uma grande colina, só se descobre que há muitas colinas para escalar.” ~ Nelson Mandela

Uma figura impressionante do século XX, Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela mudou uma nação em direção à justiça e tocou a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Através de coragem, compaixão, compromisso e perdão, ele continuará sendo uma inspiração para todos nós e é por isso que eu gostaria de compartilhar com vocês estas 22 lições de vida para aprender com Nelson Mandela.

22 lições de vida para aprender com Nelson Mandela

Aproveite.

  1. Você pode mudar o mundo através da educação.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

“A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através da educação que a filha de um camponês pode se tornar um médico, que o filho de um mineiro pode se tornar o chefe da mina, que um filho de trabalhadores rurais pode se tornar o presidente de uma grande nação. É o que fazemos com o que temos, não com o que nos é dado, que separa uma pessoa da outra”.

  1. Você deve sempre procurar viver a vida que acha que merece viver.

“Quando é negado a um homem o direito de viver a vida em que acredita, ele não tem escolha senão se tornar um fora da lei.”

  1. Coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele.

“Aprendi que a coragem não era a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que domina esse medo”.

“O homem corajoso não é aquele que não tem medo, é aquele que triunfa sobre seus medos.”

  1. Não há limites, apenas aqueles que você escolhe impor a si mesmo.

“Sempre parece impossível até que seja feito.”

“No meu país, vamos para a prisão primeiro e depois nos tornamos presidente. ”

  1. Mantenha a cabeça apontada para o sol em todos os momentos.

“Eu sou fundamentalmente otimista. Se isso vem da natureza ou da criação, não posso dizer. Parte de ser otimista é manter a cabeça voltada para o sol, os pés se movendo para frente. Houve muitos momentos sombrios em que minha fé na humanidade foi seriamente testada, mas eu não iria e não poderia me entregar ao desespero. Isso levaria à derrota e à morte.”

  1. Uma boa cabeça, um bom coração e uma língua ou caneta letrada são sempre uma combinação muito especial.

“Uma boa cabeça e bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você acrescenta a isso uma língua ou caneta letrada, então você tem algo muito especial”.

  1. O amor vem mais naturalmente para o coração humano do que o oposto.

“Eu sempre soube que no fundo de todo coração humano há misericórdia e generosidade. Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, ou de seus antecedentes, ou de sua religião. As pessoas precisam aprender a odiar, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor vem mais naturalmente para o coração humano do que o oposto”.

  1. A verdadeira liberdade não é apenas deixar de lado suas próprias correntes, mas também as correntes dos outros.

“Ser livre não é apenas livrar-se das correntes, mas viver de um modo que respeite e aumente a liberdade dos outros.”

“A liberdade é indivisível; as correntes de qualquer um dos meus homens eram as correntes em todos eles, as correntes de todo o meu povo eram as correntes em mim.”

  1. Ao guardar ressentimento, você se envenena mais do que está envenenando aqueles a quem você está ressentido.

“O ressentimento é como beber veneno e depois esperar que mate seus inimigos.”

“Quando saí pela porta em direção ao portão que levaria à minha liberdade, sabia que se não deixasse minha amargura e ódio para trás, ainda estaria na prisão.”

“Eu sabia muito bem que o opressor devia ser libertado com a mesma certeza que os oprimidos. Um homem que tira a liberdade de outro homem é um prisioneiro do ódio, está trancado atrás das barreiras do preconceito e da mentalidade estreita. Eu não sou verdadeiramente livre se estou tirando a liberdade de outra pessoa, assim como não sou livre quando minha liberdade é tirada de mim. O oprimido e o opressor são roubados de sua humanidade”.

  1. A maior glória em viver não reside em nunca cair, mas em levantar a cada vez que você cai.

“A maior glória em viver não reside em nunca cair, mas em levantar a cada vez que caímos.”

  1. Quando o verdadeiro líder governa, as pessoas dificilmente sabem que ele existe.

“Lidere de longe – e deixe os outros acreditarem que estão na frente.”

“Um líder. . .é como um pastor. Ele fica atrás do rebanho, deixando os mais ágeis saírem à frente, ao que os outros o seguem, sem perceber que o tempo todo estão sendo dirigidos por trás.”

“É melhor liderar por trás e colocar os outros na frente, especialmente quando você comemora a vitória quando coisas boas acontecem. Você pega a linha de frente quando há perigo. Então as pessoas vão apreciar sua liderança”.

  1. Integridade, honestidade e humildade…estas são suas três virtudes mais importantes.

“Como eu disse, a primeira coisa é ser honesto consigo mesmo. Você nunca pode ter um impacto na sociedade se não mudou a si mesmo… Grandes pacificadores são todas pessoas íntegras, honestas, mas humildes”.

  1. Superar a pobreza não é uma tarefa de caridade, é um ato de justiça.

“Superar a pobreza não é uma tarefa de caridade, é um ato de justiça. Como a escravidão e o Apartheid, a pobreza não é natural. É feita pelo homem e pode ser superada e erradicada pelas ações dos seres humanos. Às vezes, cai sobre uma geração ser grande. VOCÊ pode ser essa grande geração. Deixe sua grandeza florescer.”

“Que haja justiça para todos. Que haja paz para todos. Que haja trabalho, pão, água e sal para todos. Que cada um saiba que para cada corpo, a mente e a alma foram liberadas para se realizarem”.

  1. Você é o capitão da sua alma!

“Eu sou o capitão da minha alma.”

  1. Uma nação não deve ser julgada pela maneira como trata seus cidadãos das classes mais altas, mas os das classes mais baixas.

“Dizem que ninguém conhece verdadeiramente uma nação até que alguém esteja dentro de suas cadeias. Uma nação não deve ser julgada pela maneira como trata seus cidadãos das classes mais altas, mas os das classes mais baixas”.

  1. Você muda o mundo ao seu redor mudando a si mesmo.

“Uma das coisas que aprendi quando estava negociando foi que, até eu mudar a mim mesmo, não consegui mudar os outros.”

  1. Não julgue um homem pelo seu sucesso, mas sim pelas muitas vezes que ele caiu e se levantou.

“Não me julgue pelos meus sucessos, julgue-me por quantas vezes caí e me levantei.”

  1. Você não pode servir a dois mestres

“Não se pode estar preparado para algo enquanto secretamente acredita que aquilo não vai acontecer.”

  1. Não importa onde você esteve. Tudo o que importa é para onde você está indo.

“Não é onde você começa, mas o quão alto é o objetivo que importa para o sucesso.”

  1. Viva sua vida como se ninguém estivesse olhando e se expresse como se todos estivessem ouvindo.

“Viva a vida como se ninguém estivesse olhando e se expresse como se todos estivessem ouvindo.”

  1. É essa diferença que fizemos na vida dos outros que determinará o significado da vida que levamos.

“O que conta na vida não é o simples fato de termos vivido. É essa diferença que fizemos na vida dos outros que determinará o significado da vida que levamos”.

  1. A morte é uma parte natural da vida.

“A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que ele considera ser seu dever para com seu povo e seu país, ele pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço e, portanto, é por isso que vou dormir por toda a eternidade”.

Qual é a sua citação favorita de Nelson Mandela? Qual lição você aprendeu com esse homem incrível? Você pode compartilhar seu comentário na seção de comentários abaixo.

***

Tradução CONTI outra. Do original: 22 Life Changing Lessons to Learn from Nelson Mandela 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.