12 técnicas eficientes para se acalmar rapidamente

Trazemos os algumas dicas que podem ajudar.

Suor, coração em ritmo acelerado, sono e alimentação alterados, enjoo e tremores são apenas alguns dos sinais de que você está acelerado demais e precisa se acalmar. Abaixo, trazemos os algumas dicas que podem ajudar.

1. Entenda o que está acontecendo com você- aprender a identificar as alterações corporais indicativas de estresse são um grande passo para que paremos e consigamos aplicar medidas preventivas, ou mesmo remediativas, antes que a situação fique ainda pior. Para isso é importante que exista consciência corporal e o reconhecimento interno de que todos nós temos limites pessoais que devemos respeitar. Afinal, não adianta trabalhar por 14 horas seguidas e depois ir para aula de Yoga. Em casos assim, o que você precisa é trabalhar menos!

2.Acalmando-se por meio dos sentidos: essa técnica é especial para aqueles momentos em que você estiver muito nervoso ou agitado. Observe o ambiente ao seu redor e liste cinco coisas que você pode ver, em seguida quatro coisas que pode tocar, três que pode escutar, duas que pode cheirar e uma cujo gosto pode sentir.

2. Distração cognitiva: Se você tiver um ataque de pânico ou estiver à beira de um essa é uma das melhores técnicas para se acalmar. Conte mentalmente e regressivamente de 100 a 0 de 3 em 3, assim: 97,94, 91, 88 e assim por diante. No caso do ataque de pânico também é sempre importante que a pessoa tenha em mente que o mal estar tem um tempo de duração de alguns minutos. Logo, ter plena consciência de que o que se está sentindo é uma reação do corpo- e não uma real ameaça a vida- pode ajudar no momento do enfrentamento.

Photo by Nathan Dumlao on Unsplash

3- Animais de estimação: Animais são utilizados em terapias justamente por esse motivo. Existem evidências de que a sua simples presença diminui a ansiedade e ajuda a equilibrar os batimentos cardíacos dos donos.

4. Relaxamento muscular: Nessa técnica você vai contrair um grupo muscular por vez, de 5 a 10 segundos e em seguida relaxar. Os principais músculos, ou grupos, que você deve trabalhar são: maxilar, braços, mãos, barriga, pés, panturrilhas e coxas. Essa técnica faz com que você se concentre em outra coisa, sem ser o que está tirando a sua calma.

5. Meditação: Essa técnica é fantástica, mas exige prática e um pouco de conhecimento. Procure um mestre de yoga para ensiná-lo a meditar.

6. Acalme-se com música: Deixe pronta uma lista com músicas que o acalmem e relaxem no celular, no tablet, no computador, em um pendrive, em um CD, ou seja, em todas as formas possíveis de mídia, para que quando você precisar se acalmar, consiga um acesso rápido a elas.

Conheça a música que é comprovadamente capaz de relaxar qualquer pessoa

7. Fazendo um diário: Essa técnica para se acalmar também funciona muito bem, pois sempre temos acesso a um pedaço de papel e uma caneta. Quando você estiver precisando muito se acalmar, escreva! Tudo o que você está sentindo e tudo que você gostaria de dizer, faça um desabafo no papel. Você vai ver que, à medida que as palavras forem escritas, tudo começará a se acalmar.

8. Controlando a respiração: Essa técnica pode ser feita em apenas 60 segundos! Inspire profundamente com o nariz e segure o ar por alguns segundos, repita esse processo 4 vezes. Depois, fixe a atenção no peito, na região do coração por 15 segundos.

9. Imaginação guiada: Concentre-se e imagine um lugar em que você se sinta em paz e relaxado! Pode ser sua casa ou algum lugar em que você gostaria de estar agora. Enquanto pensa nesse lugar, comece a adicionar detalhes à essa cena, de maneira a focar toda a sua mente no campo da imaginação. Você pode montar essa cena com os olhos abertos ou fechados, como preferir.

Photo by Tommy Lisbin on Unsplash

10. Suspire: inspire deixando o ar entrar rapidamente em seus pulmões e solte-o naturalmente, suspire! O suspiro é uma boa tática, pois quando você solta o ar através do suspiro, suas preocupações e pensamentos negativos se vão juntamente com aquilo que você expirou.

11- Bolinha de tênis

Caso esteja em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área.

12. Procure ajuda profissional: Em algumas fases da nossa vida não somos capazes de lidar com tanto estresse e ansiedade sozinhos, nesses momentos pode ser fundamental procurar ajuda profissional.

***

A lista acima foi elaborada com tópicos encontrados em: Conti, Conti, Minha Vida.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.