No frigir dos ovos, na corrida diária para dar conta das obrigações e na obediência social de olhar mais para fora do que para dentro, acabamos nos esquecendo de cuidar de nós mesmos.

A sabedoria milenar oriental garante que quando nos amamos e dedicamos sem culpa esse amor a nós mesmos, crescemos em alegria e nos tornamos mais produtivos, além de mais capazes de olhar com amor para o outro.

Segue aqui uma rotina de 10 dias de amor próprio para resgatar a capacidade de gostarmos mais dessa pessoinha carente de afeto que nos olha do outro lado do espelho!

Vamos lá?!

1º dia – Dê bom dia a si mesmo! Ao acordar, foque sua atenção por alguns minutos em suas qualidades. Enumere-as mentalmente e dê um caloroso “BOM dia!” a cada uma delas.

2º dia – Tome um banho à luz de velas. Recolha-se no final do dia e permita-se o luxo de tomar seu banho em paz! Ponha uma música agradável, acenda uma velinha cheirosa. E deixe ir embora com água todo o peso das obrigações do dia.

3º dia – Respire conscientemente! Tire 5 minutos por dia para apenas respirar! Preste atenção no ar que entra e sai dos seus pulmões! Absorva as boas energias e dê adeus às energias negativas. Adeus! Não, até breve!

4º dia – Dê uma boa gargalhada todos os dias! Pode ser assistindo a um vídeo engraçado, batendo papo com seu amigo espirituoso ou ouvindo programas de bom humor. Ria! Rir até ajuda a emagrecer, sabia?!

5º dia – Dê uma boa analisada em seus hábitos alimentares. Coma frutas! Aumente o consumo de verduras e legumes! Evite o açúcar! Cozinhe algo gostoso para saborear em sua própria companhia! Não coma em pé ou com pressa! Agradeça pelo alimento que você estiver entregando ao seu corpo. E coma sem culpa!

6º dia – Beba um copinho de água a cada hora! Um corpo devidamente hidratado tem mais chances de envelhecer menos rapidamente e de absorver melhor os nutrientes. Água limpa, harmoniza e purifica! Não troque um bom copo de água por refrigerantes ou sucos de caixinha!

7º dia – Faça algo novo, desafiador que você acredita ser difícil! É vencendo pequenos obstáculos que nos tornamos mais fortes para vencer os obstáculos maiores!

8º dia – Observe a sua postura! Você anda com a coluna ereta e os quadris encaixados? Ou você tem andado meio curvado? Se trabalhar sentado, dê uma voltinha a cada uma hora. Estique-se! Alongue pernas, braços, dedos, solte os ombros e gire o pescoço! Cinco minutinhos de cuidados com seu corpo a cada hora vão fazer maravilhas por você!

9º dia – Escreva uma carta para aquela pessoa que lhe fez algum mal, magoou você, deixou você triste ou mesmo bravo… Leia em voz alta, como se a pessoa estivesse à sua frente. Queime a carta; e, junto com ela, a sua mania de ficar invocando a pessoa com frequência.

10º dia – Perdoe-se! Erramos todos. E erraremos muito ainda. Olhe para seus erros com compaixão. Culpar-se não resolve nada. Analise a fonte do erro. Repare o erro e “bola para frente”!

Para todos os outros dias de sua vida: encontre novas formas de ancorar a alegria e acrescente a esta valiosa listinha. Pense positivo! Seja hoje uma pessoa melhor do que foi ontem! E… seja mais feliz!

Boa sorte!

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"