10 benefícios para a saúde surpreendentes da cerveja que você provavelmente não sabia

A ciência mostrou que a cerveja pode trazer muitos benefícios surpreendentes para a saúde, embora seja geralmente considerada pouco saudável.

Ao contrário do que você poderia esperar, o consumo moderado de cerveja é realmente bom para você. A ciência mostrou que a cerveja pode trazer muitos benefícios surpreendentes para a saúde, embora seja geralmente considerada pouco saudável. Lembre-se, estamos falando de consumo moderado (um drinque por dia para mulheres e até dois para homens), e não de beber a noite toda.

Aqui estão alguns benefícios surpreendentes da cerveja que podem mudar sua percepção da bebida.

1. Ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca

Um estudo que abriu os olhos e envolveu 200.000 pessoas, conduzido na ‘Fondazion di Ricerca e Cura’, na Itália, descobriu que as pessoas que tomavam um litro de cerveja diariamente tinham uma chance reduzida de 31% de doenças cardíacas.
Este poder de proteção do coração contido na cerveja deriva em grande parte dos antioxidantes naturais da cerveja, chamados fenóis.[1] No entanto, o estudo também mostrou que o risco de doença cardíaca aumentou em pessoas que consumiram maiores quantidades de cerveja.

2. Protege contra a doença de Alzheimer

Talvez um dos benefícios de saúde mais notáveis da cerveja seja a sua capacidade de proteger contra a doença de Alzheimer. Pesquisadores da Universidade Loyola de Chicago Stritch School of Medicine analisaram vários estudos e chegaram à conclusão de que bebedores moderados de cerveja tinham 23% menos chances de desenvolver diferentes formas de demência e comprometimento cognitivo, incluindo a doença de Alzheimer.

Acredita-se que o teor de silício na cerveja proteja o cérebro dos efeitos nocivos de grandes quantidades de alumínio no corpo, que são uma das possíveis causas da doença de Alzheimer.

3. Menor risco de diabetes

Este é outro benefício notável do consumo moderado de cerveja. De acordo com um estudo de Harvard de 2011, com cerca de 38.000 homens de meia idade, aqueles que beberam uma a duas cervejas diariamente tiveram uma redução de 25% no risco de desenvolver diabetes tipo 2. O teor alcoólico da cerveja aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a prevenir o diabetes.

Além disso, a cerveja é uma boa fonte de fibra solúvel, que desempenha um papel importante na dieta saudável das pessoas que sofrem de diabetes.

4. Ajuda a prevenir pedras nos rins

Um estudo realizado na Finlândia estabeleceu que o consumo diário moderado de cerveja pode reduzir o risco de desenvolvimento de cálculos renais em 40%. Esse benefício à saúde é atribuído ao alto teor de água da cerveja (cerca de 93%) que ajuda a liberar as toxinas do corpo e a manter os rins funcionando adequadamente.

Além disso, os compostos no lúpulo usados na fabricação de cerveja ajudam a retardar a liberação de cálcio dos ossos, o que, por sua vez, impede a acumulação de cálcio perdido no rim na forma de pedras.

5. Minimiza o risco de câncer

A cerveja contém um importante antioxidante conhecido como xanthohumol. Xanthohumol é conhecido por ter propriedades anticâncer poderosas que ajudam a afastar as enzimas causadoras de câncer no corpo.

Especificamente, o consumo moderado de cerveja ajuda a prevenir uma certa reação química que pode levar ao câncer de próstata nos homens. A cerveja também mostrou reduzir as chances de contrair câncer de mama em mulheres.

6. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Se você gostaria de um método pouco ortodoxo para cortar seus níveis de colesterol, o consumo moderado de cerveja pode ser o caminho. A cevada usada na fabricação de cerveja contém um tipo de fibra solúvel conhecida como beta-glucanas que tem demonstrado ajudar na redução dos níveis de colesterol. [2]

7. Ajuda a controlar a pressão sanguínea

Você também pode estar interessado em saber que a cerveja pode ajudar a controlar a pressão sanguínea. Isso de acordo com um estudo de Harvard, que descobriu que mulheres entre 25 e 40 anos que bebiam cerveja moderadamente tinham uma probabilidade significativamente menor de desenvolver pressão alta em comparação com mulheres que bebiam vinho ou outras bebidas alcoólicas.

8. Ajuda a fortalecer os ossos

A cerveja contém níveis consideráveis de silício, um elemento que está ligado à saúde dos ossos.

Um estudo realizado na Tufts, em 2009, estabeleceu que os indivíduos mais velhos que bebiam um ou dois copos de cerveja diariamente tinham maior densidade óssea e, portanto, eram menos propensos a fraturas do que aqueles que não desfrutavam de um copo de cerveja ou vinho. No entanto, o estudo também descobriu que consumir mais de duas doses aumenta o risco de fraturas ósseas.

9. Ajuda a tratar a caspa

Outro fato interessante sobre a cerveja é que ela é considerada um dos melhores tratamentos naturais para a caspa. Esse benefício específico à saúde vindo da cerveja é atribuído a seus altos níveis de levedura e vitamina B.

Basta lavar o cabelo com uma garrafa de cerveja duas a três vezes por semana para se livrar da caspa e deixar o cabelo mais macio e brilhante.

10. Ajuda a reduzir o risco de derrames

Estudos realizados pela American Stroke Association mostraram que as pessoas que bebem quantidades moderadas de cerveja podem reduzir o risco de derrames – isto é, impressionantes – 50% em comparação com os que não bebem. Pesquisadores da Harvard School of Public Health explicam que quantidades moderadas de cerveja diariamente ajudam a prevenir coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo sanguíneo para o coração, pescoço e cérebro, que é uma das principais causas de acidente vascular cerebral isquêmico.

No entanto, quando você bebe cerveja moderadamente, suas artérias tornam-se flexíveis e o fluxo sanguíneo melhora significativamente.

Lembre-se que a chave para colher esses incríveis benefícios para a saúde é o consumo moderado da cerveja. O consumo excessivo de cerveja e outras bebidas alcoólicas pode ser desastroso para sua saúde.

Referências

[1] ^ Breast Cancer & the Environment Research Centers: Fact Sheet on Phenols
[2] ^ EUFIC: Eating oat beta-glucan regularly helps maintain normal blood cholesterol

Tradução CONTI outra. Do original: 10 Amazing Health Benefits Of Beer You Probably Never Knew, de David K. William

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.