VÍDEO: Policiais fantasiados de ‘Chapolin Colorado’ prendem ladrões de celular no Carnaval de SP

Quatro indivíduos foram detidos pela Polícia Civil neste domingo (18) sob a acusação de integrarem uma quadrilha que cometia furtos de celulares durante um bloco de Carnaval na zona sul de São Paulo.

A operação, parte da iniciativa da Polícia Civil paulista denominada Operação Carnaval, visava prevenir crimes durante os dias festivos. Agentes, disfarçados como o famoso personagem “Chapolin Colorado”, identificaram a quadrilha durante um bloco de Carnaval na Vila Mariana, observando duas mulheres e dois homens procurando alvos entre a multidão.

Após notarem um dos homens portando múltiplos celulares, os investigadores abordaram o grupo e confiscaram seis aparelhos telefônicos. Os suspeitos, todos maiores de idade, foram conduzidos à delegacia e posteriormente presos por furto e associação criminosa, aguardando julgamento.

Um balanço divulgado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (19) revelou que durante o período do Carnaval, 59 indivíduos foram detidos por suspeita de diversos crimes. Além disso, foram recuperados 189 celulares e quase 600 cartões bancários.

Este ano, a Polícia Civil empregou agentes infiltrados entre os foliões pela primeira vez, combinando a surpresa da abordagem com um trabalho prévio de inteligência para identificar áreas de atuação de grupos criminosos.

“O elemento surpresa foi crucial para prender os criminosos em flagrante, considerando a velocidade com que esses delitos ocorrem”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Segundo o balanço, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, somente na cidade de São Paulo, a Polícia Civil registrou 543 ocorrências relacionadas a furtos e roubos de celulares durante os eventos de Carnaval, uma queda de 48% em comparação ao ano anterior, que contabilizou 1,3 mil delitos dessa natureza.

***
Redação Conti Outra, com informações da CNN Brasil.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.