Vídeo mostra o novo e maior iceberg do mundo se separando na Antártica

O gigantesco bloco de gelo tem cerca de 4.320 km² e se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica. O Iceberg tem três vezes o tamanho da cidade de São Paulo!

Ana Carolina Conti Cenciani

O imenso bloco de gelo recebeu o nome de A-76 e se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica, no Hemisfério Sul, se tornando o maior iceberg do mundo, segundo a Agência Espacial Europeia com base em imagens de satélite do programa europeu Copernicus.

O iceberg tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma área total de 4.320 km² e está à deriva no Mar de Weddell.

O A-76 possui uma área três vezes maior que a da cidade de São Paulo, que é de 1.521 km². O Mar de Weddel, onde esse bloco de gelo vai flutuar, é uma porção do oceano que fica ao sul da América do Sul.

Mapa mostra a localização do Mar de Weddell, na Antártica — Foto: G1

A plataforma de gelo da qual o A-76 se separou tem o nome de Ronne. Localizada próxima da base da Península Antártica, é uma das maiores plataformas de gelo flutuantes que se conectam com a massa terrestre do continente e se estendem a áreas do entorno.

Reprodução G1

Segundo Ted Scambos, geólogo pesquisador da Universidade do Colorado, a ruptura periódica de grandes pedaços destas plataformas são parte de um ciclo natural, e o rompimento da A-76, que provavelmente se dividirá em dois ou três pedaços em breve.

Scambos disse que a Ronne e outra plataforma de gelo enorme, a Ross, “se comportaram de uma maneira estável, quase periódica” ao longo do último século ou mais. Como o gelo já estava flutuando no mar antes de se afastar do litoral, seu rompimento não eleva os níveis do oceano, explicou.

Confira o vídeo:

Com informações de G1

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.