Veja como as tendências de beleza evoluíram nos últimos 100 anos.

Particularmente, amo as tendências dos anos 70! O resultado da pesquisa, atrelado às ilustrações feitas por um artista são surpreendentes e instigantes! Vamos conferir?

Ana Carolina Conti Cenciani

Uma pesquisa recentemente feita pelo “Transform Hospital Group” examinou a evolução das tendências de beleza ao longo do século passado, explorando o impacto que eventos globais, celebridades e mídias sociais tiveram no desenvolvimento de tendências, produtos e tratamentos populares.

Em seguida, trabalharam com o artista Jan Koudela para visualizar as principais tendências de cada década.

Em entrevista para o Bored Panda, o Grupo revelou o que os inspirou para fazer este projeto: “Vimos que a pandemia de Covid-19 parece ter tido um grande impacto nas tendências de beleza – houve uma mudança real em direção aos cuidados com a pele e veio à tona uma maquiagem ‘mais discreta’. Isso nos fez pensar sobre como as tendências evoluíram e o que as influenciou, então partimos e pesquisamos muito sobre isso e depois trabalhamos com um grande artista chamado Jan Koudela, que visualizou as maiores tendências para nós.”.

O resultado da pesquisa, atrelado às ilustrações feitas pelo artista são surpreendentes e instigantes! Vamos conferir?

Década de 1920

“Em 1920, melindrosas como Louise Brooks fizeram uma declaração de moda ousada com uma aparência de maquiagem jovem e atraente. Mais cremes faciais comerciais foram desenvolvidos também, incluindo o creme anti-envelhecimento Pond’s, que deu à pele um brilho perolado. ”

Os especialistas compartilharam quais são as mudanças usuais nas tendências de maquiagem em cerca de 10 anos: “Parece haver um certo ciclo com as tendências de maquiagem aproximadamente a cada 30-40 anos. Primeiro, há um look bastante lúdico, depois um look muito feminino, depois algo mais dramático e exagerado e depois um look mais simples e natural. Não é um ciclo perfeito, mas parece haver essa tendência.

By Jan Koudela

Década de 1930

“Em 1930, atrizes como Bette Davis, Katherine Hepburn e Marlene Dietrich inspiraram um visual de maquiagem novo e ousado – e sobrancelhas muito finas – que parecem ficar melhores na tela. Por volta de 1930, correntes elétricas com microondas pulsantes eram utilizadas por salões de beleza para tratamentos faciais, a fim de retesar e restaurar a pele”.

By Jan Koudela

Década de 1940

“Em 1940, os produtos favoritos dos cuidados com a pele, como a pomada de sucesso dos cuidados da pele de Palmer, foram usados para criar uma tez fresca e impecável. Durante a guerra, muitos produtos eram difíceis de conseguir, então fórmulas caseiras circularam. O batom vermelho Victory era obrigatório, com marcas como Max Factor, Elizabeth Arden e Maybelline desenvolvendo novas linhas de batons ousados ”.

Os especialistas também nos contam com mais detalhes sobre os cuidados com a pele e o quanto as pessoas se preocupam com isso: “Parece que as pessoas sempre se preocuparam com a pele e buscaram produtos, tratamentos e procedimentos que ajudem a manter a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo. (…). Tratamentos como hidra facial e derma rollers, que são projetados para iluminar e hidratar a pele para uma tez mais saudável e brilhante, podem substituir em grande parte a maquiagem pesada do rosto ao longo do tempo – se sua pele está impecável, por que cobri-la?”

By Jan Koudela

Década de 1950

“Em 1950 a maquiagem era glamorosa, com uma tez ‘pêssego e creme’, lábios vermelho-alaranjados e delineador ‘filme felino’. Os produtos para a pele para melhorar a aparência também eram mais populares, com o creme para a pele seca da Pond’s e os cremes de limpeza considerados ‘indispensáveis’“.

By Jan Koudela

Década de 1960

“O look de maquiagem dos anos 60 girava em torno dos olhos, graças a Twiggy. Os peelings químicos começaram a ganhar popularidade junto com os sistemas de cuidados da pele em várias etapas, incluindo hidratantes, toners e produtos de limpeza.”

By Jan Koudela

Década de 1970

“Em 1970, o bronzer se tornou mais popular nos anos 70, junto com lábios brilhantes e sombras coloridas. A década de 1970 também viu mais ingredientes naturais sendo incorporados aos cosméticos para atender à crescente demanda”.

By Jan Koudela

Década de 1980

“Em 1980 o cabelo e a maquiagem eram exagerados e coloridos, inspirados em cantoras como Blondie e Madonna. Os primeiros produtos anti-envelhecimento para a pele surgiram no final dos anos 80, com o colágeno citado como um ingrediente maravilhoso! ”

By Jan Koudela

Os especialistas nos disseram quais são os maiores efeitos nas tendências de maquiagem: “Celebridades – atores e cantores, principalmente – parecem ter o maior impacto nas tendências, com base em nossa pesquisa. A indústria da moda também desempenha o seu papel, mas muitas vezes está respondendo às mudanças na cultura popular, em vez de definir essas mudanças.”.

Década de 1990

“Em 1990, atrizes como Gwyneth Paltrow e Drew Barrymore inspiraram um visual de maquiagem clara com olhos borrados e lábios cor de vinho. A década de 1990 também nos trouxe AHAs (Alpha Hydroxyl Acids), que foi o primeiro ingrediente a afetar o envelhecimento da pele.”

By Jan Koudela

Os anos 2000

“Em 2000 o look de maquiagem era feminino, com lábios brilhantes e sombras azuis / prateadas. Na década de 2000, os hidratantes de ácido hialurônico também surgiram e houve uma mudança notável em direção a ingredientes mais naturais e orgânicos em produtos de beleza.”

By Jan Koudela

Os anos 2010

“Em 2010, uma maquiagem dramática e pesada com cílios cheios, contornos e iluminadores para ‘fingir’ uma tez úmida tornou-se popular por influenciadores de maquiagem de mídia social e celebridades como Jeffree Star e Kylie Jenner. Lábios carnudos também eram populares, com preenchimentos labiais se tornando mais populares.”

By Jan Koudela

Década de 2020

“Em 2020, passamos de hidrafaciais para dermarollers, é tudo sobre rejuvenescimento da pele e maquiagem quase inexistente na década de 2020. Covid-19 tem sido uma grande influência – menos tempo ‘saindo’ deu origem a um visual de beleza mais discreto.”

By Jan Koudela

Década de 2030

“Em 2030, os cuidados com a pele e os tratamentos anti-envelhecimento continuarão a ser uma prioridade, mas espera-se que a maquiagem se torne mais divertida (principalmente maquiagem para os olhos, com delineadores em tons coloridos).”

By Jan Koudela

 

Para saber mais: transforminglives.co.uk | Instagram | Facebook |
Com informações de Bored Panda

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.