“Um pouco mais de paciência”

Existe uma linda palavra da língua portuguesa que poucas pessoas procuram conhecer em profundidade, estou falando da palavra PACIÊNCIA.

Mais do que nunca, essa é uma palavra que precisa ser resgatada, pois o mundo inteiro está passando por uma crise e, como diria o Lenine, é preciso “um pouco mais de paciência”.

Em sua raiz, podemos fazer a seguinte separação:

PACIÊNCIA = PAZ + CIÊNCIA = paz que vem da ciência, do conhecimento

Não é incrível? A paciência tem a mesma raiz da palavra PAZ, só tem a verdadeira paciência que atingiu um estado de paz.

É simples chegar a essa conclusão. Você já conheceu uma pessoa paciente que é super irritada, que sai por aí gritando com todo mundo? Pois é! Você não conhece porque isso é incoerente.

A etimologia desta palavra sugere que a paz provém do conhecimento, porém não se trata de um conhecimento qualquer, mas do AUTOCONHECIMENTO. Quando você se conhece, naturalmente passa a surgir de dentro do seu coração a verdadeira paz, popularmente chamada de PAZ DE ESPÍRITO.

O que é a paz de espírito? É a paz que surge de um coração sereno, tranquilo e amoroso.

Infelizmente, estamos vivendo um período de turbulências em todo o planeta, mas toda essa confusão serve como um alerta para que tenhamos mais paciência, mais consciência.

É até interessante fazer esse paralelo.

PAZ + CIÊNCIA => PAZ + CONSCIÊNCIA

A paz que provém do autoconhecimento, certamente eleva a nossa consciência, e nada é mais bonito e tocante do que a paz de um ser humano que tem conhecimento e que transforma todo esse conhecimento em consciência, em amor, em sabedoria, em serviço!

Eu estou procurando ser mais uma dessas pessoas, que por onde vai leva amor, leva carinho, leva uma presença pacificada.

O mundo precisa de mais e mais pessoas assim, para atingir um nível maior de equilíbrio e harmonia.

A origem de tanta desarmonia e desequilíbrio está no afastamento da nossa essência divina. Um número cada vez maior de pessoas vem se tornando MATERIALISTA, em vez de ESPIRITUALISTA.

Ser materialista é viver de forma imediatista, pensando apenas na sobrevivência, apenas em ganhar dinheiro, em acumular, em criar um patrimônio.

Não estou querendo dizer que isso não seja importante, é sim! Porém, é secundário. O mais importante é o nosso espírito, nosso interior.

Lembra as palavras de Jesus? Uma vez ele disse isso aqui: “Vocês estão nesse mundo, mas não são desse mundo”.

Em outra passagem ele diz a Pôncio Pilatos: “O meu reino não é desse mundo…”.

E noutra passagem ainda mais impactante ele disse essa maravilha aqui que me deixa de queixo caído de tão profunda que é: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado…”.

Você sabe e todos nós sabemos inconscientemente que estamos nesse planeta de passagem, e nosso tempo aqui é extremamente limitado. Passa muito rápido! Sabemos disso, mas mesmo assim ainda tem um montão de pessoas que quer viver na “correria”, e pagam um preço muito alto por essa escolha!

A vida é tão rara, já dizia nosso amigo Lenine, que me ajudou muito na inspiração desse texto!

Quero lhe lançar esse desafio de procurar ser uma pessoa verdadeiramente paciente! Acredite! Tudo que nos acontece, sempre tem um propósito maior voltado para a elevação da consciência.

Inclusive ouvi uma vez uma frase de uma parábola que se tornou quase um mantra pra mim, vou compartilhá-la com você para que busque gravá-la na memória:

TUDO QUE ACONTECE, ACONTECE PARA MELHOR.

Sempre e sempre! Por mais que às vezes achemos que não, que esperneemos, que fiquemos chateados, com raiva, mas sempre é para melhor, sempre é para a nossa elevação, para o nosso crescimento.

Esse crescimento passa pela paciência. Se você está lendo esse texto é porque certamente almeja isso, pois como já falei outras vezes, esse é um blog de autoconhecimento e se você caiu aqui, não foi por acaso, existe um propósito por trás, e esse propósito é acender uma luzinha no interior do seu coração para você ser mais paciente.

Para continuar essa reflexão, compartilho a belíssima música do Lenine que tem tudo a ver com o que falei aqui.

Paciência – Lenine

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para

Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara

Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência

Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (Tão rara)

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para (a vida não para não)

Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara (a vida não para não… a vida não para)

***

Imagem de capa: créditos Flora Pimentel







Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor particular de Física e Matemática e nas consultas com Psicanálise em Fortaleza. Também escreve no seu blog "Para além do agora" compartilhando conteúdos voltados para o autoconhecimento e evolução pessoal. Contato: [email protected]