Última superlua de 2020 ocorre nesta semana; saiba mais.

Ela recebeu o nome de 'Flower Moon' e será a última ocorrência do ano de 2020.

Ana Carolina Conti Cenciani

Durante esta semana, a última superlua de 2020 poderá ser observada. Ela recebeu o nome de ‘Flower Moon’ (Lua das Flores) nos EUA, por conta das várias flores que desabrocham no hemisfério norte nesta época do ano. A Lua aparecerá cheia em sua totalidade nesta quinta-feira (07/05).

Para observá-la em seu momento de maior beleza, basta esperar o fim do pôr do Sol e olhar para o leste (de preferência com uma visão livre do horizonte, afinal o contraste da vista com prédios, montanhas e árvores faz a Lua parecer muito maior do que de costume). A Lua neste horário aparece maior e mais amarelada, porém nada te impede de observá-la quando ela estiver alta no céu, a diferença é que ela estará com um efeito menos impressionante.

Em 1979 o astrólogo Richard Nolle definiu o termo ‘superlua’ como qualquer Lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela apareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume. O fenômeno do Perigeu acontece regularmente a cada 28 dias, porém a ocorrência da Lua cheia em conjunto é mais rara.

Neste ano de 2020 ela já ocorreu três vezes, em 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril. Porém, a partir de agora as ocorrências começarão a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando estará fora da posição “ideal”. Depois da Flower Moon, o evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.

Alguns celulares já possuem aplicativos de bússola que mostram também o horário do pôr do Sol, mas mesmo que você não tenha essa tecnologia, uma simples pesquisa no Google resolve. Então, se você quiser aproveitar este fenômeno, pesquise o momento exato do pôr do Sol em sua cidade e observe o anoitecer a leste, garanto que a visão será linda!

Com informações de Olhar Digital

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.