Férias, uma palavra que soa muito bem, não é verdade? Durante o ano sempre estamos à espera desse momento para poder viajar no Ford Ecosport ou no carro que tivermos na garagem. Enfrentar a estrada rumo a nosso destino escolhido para uma temporada maravilhosa de férias deve ser feito com responsabilidade. Só assim tudo dará certo.

Diante de uma longa viagem de carro Ecosport usado, o ideal é dirigir descansado, com tranquilidade. Para não ter sobressaltos nem enfrentar imprevistos desagradáveis, é importante tomar certos cuidados e prestar atenção a cada detalhe.

A segurança da viagem em um carro Ecosport bem como em qualquer outro veículo, começa na posição do motorista ao dirigir, na forma em que todos os viajantes estão sentados e no correto uso dos cintos de segurança.

Também é fundamental iniciar a viagem com os pneus bem balanceados, porque a vibração por causa de uma péssima estabilização aumenta o cansaço e o estresse do motorista de um Ecosport Ford ou outro carro.

Muito importante também é tomar cuidado para que não viagem mais pessoas daquelas que o veículo pode comportar, mesmo havendo crianças. Todos devem viajar corretamente sentados e com o cinto de segurança bem apertado. Se acontecer uma batida ou qualquer tipo de acidente, mais pessoas no carro e sem o cinto apertado provocará consequências graves.

Não se esqueça que é fundamental fazer uma parada a cada duas horas para todos poderem esticar as pernas, andar um pouco, ir ao banheiro. As pessoas que viajam nos bancos traseiros podem sofrer tontura e por isso, sair do carro e andar um pouco vai lhes fazer bem. Se estiverem fazendo um caminho de montanha com muitas curvas, o fato de parar e sair do carro ajudará para que todos recuperem o equilíbrio.

Dicas importantes para uma viagem segura

1. As bagagens devem ir no porta-malas e a carga não deve superar a capacidade máxima do Ecosport automático ou do carro com o qual estiverem viajando. As malas devem ir colocadas as mais pesadas no fundo do porta-malas, pero do centro do carro. Isso colabora com a estabilidade do veículo.
Tente evitar carregar malas no teto, porque isso modifica a velocidade na estrada pela força do vento. Além disso uma carga pesada no teto modificará o centro da gravidade.

2. Usar corretamente as luzes, pois elas têm dois objetivos: poder ver melhor e que os outros vejam o seu carro. Portanto, antes de iniciar a viagem faça uma boa revisão de todas as luzes, faróis dianteiros e traseiros, as setas, porque será a garantia de poder viajar com segurança.

 

O uso das luzes deve ser correto, por exemplo: a luz alta em estradas de mão dupla provoca riscos, pois provoca deslumbramento nos carros que vem do outro lado, complicando ao outro conhecer a nossa distância em relação a ele. Por isso, alternar as luzes altas e baixas com uma certa frequência permitirá que o motorista que vem de frente obtenha melhor informação.

Se tiver que fica no acostamento por alguma razão, ligue as luzes reguladoras e coloque as balizas. Desse modo, os outros poderão ver o seu carro e todos estarão em segurança.

3. Distância para frear. Internacionalmente, a distância deve ser de dos segundos entre o seu carro e o carro na sua frente. Infelizmente isso não é respeitado. A velocidade na estrada da 45 metros em dois segundos. Por isso é aconselhável escolher detrás de que veículo queremos viajar: o ideal é um carro do mesmo tamanho que o seu e que tenha os vidros claros, sem polarizar. Evite ir atrás de um veículo maior ou com vidros polarizados. Se não puder evita-lo, mantenha a distância mínima de dos segundos. Isso permitirá ter tempo para frear diante de um imprevisto. Não se esqueça que na estrada é fundamental olhar sempre mais adiante, para prevenir imprevistos.

4. Velocidade média. A velocidade na estrada é muito importante. Algumas pessoas dirigem e uma velocidade bem devagar e isso não é bom. Se a velocidade permitida é de 120 km/h, o ideal é dirigir a 90 km/h.. Viajar a 60 km/h gera muito risco, porque para os outros carros, esse parece um objeto parado!

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.