Desde a época em que o homem resolveu organizar o tempo de acordo com estações climáticas, meses, semanas, horas e anos, a divisão das tarefas e dos períodos de descanso ficaram divididos de maneira que olhamos para o que passou e para o que virá com uma ideia de começo, meio e fim. Aí dizemos que passou mais um dia, que passou mais um mês e, quando menos esperamos, já se passou mais um ano.

Outro dia eu li que, mesmo com as cidades tendo a divisão do dia em horas, essas horas só ficaram organizadas de maneira a serem compatíveis de um lugar para o outro depois da revolução trazida pela máquina à vapor. Afinal, o trem tinha um horário para sair e outro para chegar e esse horário precisava ser o mesmo entre as cidades que os trilhos percorriam ou aconteceria a maior confusão.

Atualmente, para a maioria das pessoas os dias que seguem de segunda a sexta, às vezes sábado também, são dias de trabalho. Já o domingo, na teoria, seria um dia para recuperar o fôlego e se preparar para um novo ciclo, uma nova semana de trabalho que sempre chega e começa na segunda-feira. E, nessa história, tem gente que adoro um domingão. Outros, entretanto,o enxergam como um dia triste e melancólico, um tempo que passa arrastado e com cara de sofá e programas de tevê de pouca qualidade.

Nos momentos de lazer as pessoas fazem de tudo ou fazem nada. E viva o ócio criativo! Tem gente que pratica um hobby, tem gente que sai pra fazer trilha, tem gente que faz churrasquinho, tem gente que acessa e brinca na melhor casa de apostas online, vê filmes variados, maratona séries nos canais de streaming, ou passeia com o cachorro. Tem gente que até aproveita o tempo e arruma briga com o namorado. Cada um com as suas manias, né.

Agora, uma verdade costuma ser unânime; toda segunda-feira é uma aposta. É na segunda que são iniciadas as promessas de regime e perda de peso, é na segunda-feira que muita gente para de fumar e de beber, é na segunda-feira que a pessoa se propõe a iniciar uma rotina de atividades físicas, é na segunda-feira que começam os empregos novos, é na segunda-feira que a pessoa chega descansada e se propõe a arrumar a agenda. A gente nunca sabe exatamente o que acontecerá na terça-feira, mas a segunda-feira é sempre uma promessa de dias melhores.

A segunda-feira, talvez, seja como o dia primeiro do ano. Um lugar onde nossos sonhos são depositados e onde entendemos que, daqui pra frente, tudo será diferente. Talvez o nosso aniversário talvez seja uma espécie de segunda-feira.

Assim, num espaço de sete dias, sempre passa um cometa. Fica por nossa conta pegarmos em sua cauda, fazemos nossos pedidos e colocarmos tudo em prática. E, vale lembrar, a terça, quarta, a quinta, a sexta e o sábado também acontecem toda a semana. Ou seja, se a segunda-feira já passou você pode apostar na terça! E assim por diante. No fim das contas, o que importa é sempre acreditar que existem motivos para nos aperfeiçoarmos e continuar.

***

Photo by Danielle MacInnes on Unsplash

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.