Sustentável e lindo! Projeto de arquitetura cria telhado que armazena água da chuva e resfria o ambiente

É preciso falar sobre sustentabilidade! Se todos os dias somos bombardeados com notícias sobre o impacto negativo que o nosso estilo de vida vem causando ao ecossistema do planeta, se faz necessário - e urgente! - valorizar as iniciativas bem sucedidas que objetivam nos mostrar que há muitas outras possibilidades de viver bem sem agredir o meio ambiente.

REDAÇÃO CONTI outra

É preciso falar sobre sustentabilidade! Se todos os dias somos bombardeados com notícias sobre o impacto negativo que o nosso estilo de vida vem causando ao ecossistema do planeta, se faz necessário – e urgente! – valorizar as iniciativas bem sucedidas que objetivam nos mostrar que há muitas outras possibilidades de viver bem sem agredir o meio ambiente. E é por isso que hoje destacamos o projeto Concave Roof, criado pelo estúdio de arquitetura e paisagismo iraniano BM Design. Eles desenvolveram um telhado que permite armazenar a água da chuva e promover um resfriamento natural do ambiente.

O projeto tem como principal objetivo atender regiões áridas, que sofrem com a falta de chuva e que têm dificuldade de armazenar água, tendo em vista as altas taxas de evaporação causadas pelo clima quente.

O telhado projetado pelos arquitetos é feito com a sobreposição de uma cobertura côncava, que fica em cima de uma convexa. Esse telhado duplo permite que as gotas de chuva se concentrem em um ponto de coleta central, evitando que evaporem rapidamente.


A água armazenada é canalizada para reservatórios que ficam localizados entre as paredes do edifício.

O resfriamento natural acontece graças ao formato do telhado que permite sombra e movimento de ventilação. Além disso, os prédios e pátios são mais fundos e utilizam a técnica de arquitetura bioclimática, que consiste em promover troca de calor entre as paredes e a terra.

Os arquitetos estimam que é possível recolher cerca de 28 metros cúbicos de água de chuva, no caso de um prédio de 923 metros quadrados de superfície de telhado côncavo.
O resultado é lindo, econômico e não agride o meio ambiente. Que tal espalhar essa ideia?

***

Redação CONTI outra. Com informações de greenme

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.