10 sinais de que você está levando a vida muito a sério

“Não leve a vida muito a sério; ninguém nunca sai vivo de qualquer maneira.” – Van Wilder

A seriedade e o foco são importantes para que tenhamos a persistência e a rotina necessárias para alcançar objetivos, entretanto, se olharmos nossas vidas apenas com os óculos da responsabilidade, corremos o risco de levar uma vida séria demais. E, onde sobra seriedade, pode faltar felicidade!

Abaixo, estão listados 10 sinais de que você está levando a vida muito a sério. A lista é parte do artigo originalmente publicado por Erika Strassburger no site Família. Confira!

 

1- Desvalorização de momentos de descontração

Você tem dificuldade para descontrair e não acha mais graça nas coisas. A situação está bem crítica se você não dá mais valor para os momentos de lazer e diversão, e passa a achá-los perda de tempo.

2- Tensão muscular constante

Seus músculos dos ombros, da testa e do maxilar ficam tensos, podendo até doer.

3- Imediatismo

Você está sempre com pressa, quer resolver tudo logo. Acha que não pode se dar ao luxo de parar para respirar e descansar.

4- Tempestade num copo d’àgua

Você vê seus problemas através de uma lente de aumento. Por isso qualquer pequeno contratempo é motivo de reclamações, irritação, cobranças e acusações exageradas.

5- Mágoa

Se você leva muito a sério tudo o que é dito e feito, vai certamente magoar-se à toa.

6- Insatisfação

Nada acaba sendo bom o bastante.

7- Dificuldade para delegar

Você tem dificuldade de delegar algumas tarefas e responsabilidades, e acaba ficando sobrecarregado.

8- Dificuldade para dormir

Pensar demais nos assuntos pendentes pode fazê-lo perder o sono ou ter um sono ruim.

9- Sintomas de doenças relacionadas ao estresse

Taquicardia, dores no estômago, ansiedade são outros sinais de que você precisa maneirar na forma como encara suas responsabilidades.

10- Irritabilidade

O humor afetado, a dificuldade de relaxar e de dormir, a tensão muscular e o acúmulo de responsabilidades geram irritabilidade. Ela acabará afetando seu rendimento e o seu relacionamento com as outras pessoas.

Imagem de capa: stockfour/shutterstock

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.