“Ela não consegue se alimentar sozinha, nem ir ao banheiro. Mas ainda toca piano.

Ela sempre tocou, mas nunca teve uma aula sequer.

É uma musicista naturalmente talentosa.”

 

O vídeo que vocês verão foi uma homenagem do filho à Margaret Logan.

Diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2002 , ela teve um avanço da doença leve e gradual até a fase demencial.  Quando essas imagens foram gravadas, ela já não era capaz de alimentar-se, escrever, assistir televisão ou ir ao banheiro sem acompanhamento. Ela já não reconhecia ninguém, apenas com eventuais momentos de lucidez.

Abaixo, as palavras de seu filho Robert em livre tradução:

Mamãe nasceu em 1932 e cresceu durante a Grande Depressão e da guerra de anos em Cronulla, ao sul de Sydney, NSW, Austrália. Ela sempre teve uma vida dura. Ela perdeu o marido, meu pai, há mais de 35 anos.

Mamãe ainda toca piano. Ela tocou por  toda a sua vida, mas nunca teve uma aula; ela nunca conheceu nada de música, nem pode dizer o que as teclas pretas são ou o que as teclas brancas são. Ela não sabe ler música, escrever música, ou qualquer coisa.

Mamãe sempre foi uma música nata que podia ouvir uma música uma vez e depois ir para o piano e tocá-la, com todas as nuances e talento, e sentimento, e beleza de qualquer pianista altamente qualificada e treinada.

O fato de que ela tem tão pouca memória agora, mostra quão profundamente a música está inserida em sua alma. Ela se esforça um pouco para recordar músicas, mas como você pode ver, uma vez que ela começa a tocar, a música simplesmente flui para fora dela. Me disseram que agora ela não tem muito mais tempo nesse mundo, após 9 anos de Alzheimer. Eu espero que ela seja liberada mais cedo do que mais tarde.

A postagem desse vídeo teve o objetivo de celebrar uma mulher que eu amo; para demonstrar que o espírito humano é difícil de derrotar; e para mostrar que a música faz parte de nossa humanidade.

Obrigada mamãe

Nota: Margaret Logan faleceu em 05 de maio de 2012 após sua luta de 10 anos com a doença de Alzheimer.

Veja também:
Alzheimer: vídeo de 1 minuto mostra como são os sintomas
Alzheimer: a mais didática explicação que você verá

Você achou esse conteúdo relevante?

Compartilhe!

seta (3)

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.