Ela tem Alzheimer, mas ainda toca piano divinamente

“Ela não consegue se alimentar sozinha, nem ir ao banheiro. Mas ainda toca piano.

Ela sempre tocou, mas nunca teve uma aula sequer.

É uma musicista naturalmente talentosa.”

 

O vídeo que vocês verão foi uma homenagem do filho à Margaret Logan.

Diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2002 , ela teve um avanço da doença leve e gradual até a fase demencial.  Quando essas imagens foram gravadas, ela já não era capaz de alimentar-se, escrever, assistir televisão ou ir ao banheiro sem acompanhamento. Ela já não reconhecia ninguém, apenas com eventuais momentos de lucidez.

Abaixo, as palavras de seu filho Robert em livre tradução:

Mamãe nasceu em 1932 e cresceu durante a Grande Depressão e da guerra de anos em Cronulla, ao sul de Sydney, NSW, Austrália. Ela sempre teve uma vida dura. Ela perdeu o marido, meu pai, há mais de 35 anos.

Mamãe ainda toca piano. Ela tocou por  toda a sua vida, mas nunca teve uma aula; ela nunca conheceu nada de música, nem pode dizer o que as teclas pretas são ou o que as teclas brancas são. Ela não sabe ler música, escrever música, ou qualquer coisa.

Mamãe sempre foi uma música nata que podia ouvir uma música uma vez e depois ir para o piano e tocá-la, com todas as nuances e talento, e sentimento, e beleza de qualquer pianista altamente qualificada e treinada.

O fato de que ela tem tão pouca memória agora, mostra quão profundamente a música está inserida em sua alma. Ela se esforça um pouco para recordar músicas, mas como você pode ver, uma vez que ela começa a tocar, a música simplesmente flui para fora dela. Me disseram que agora ela não tem muito mais tempo nesse mundo, após 9 anos de Alzheimer. Eu espero que ela seja liberada mais cedo do que mais tarde.

A postagem desse vídeo teve o objetivo de celebrar uma mulher que eu amo; para demonstrar que o espírito humano é difícil de derrotar; e para mostrar que a música faz parte de nossa humanidade.

Obrigada mamãe

Nota: Margaret Logan faleceu em 05 de maio de 2012 após sua luta de 10 anos com a doença de Alzheimer.

Veja também:
Alzheimer: vídeo de 1 minuto mostra como são os sintomas
Alzheimer: a mais didática explicação que você verá

Você achou esse conteúdo relevante?

Compartilhe!

contioutra.com - Ela tem Alzheimer, mas ainda toca piano divinamente







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.