O setor de construção civil é uma área que possui altas demandas e as obras necessitam de mão de obra especializada, assim elas costumam contar com a eficiência e alta capacidade das máquinas de construção, se a sua intenção é aumentar a sua força de trabalho, se faz necessário conhecer as principais máquinas disponíveis no mercado para esse setor e quais as suas principais funcionalidades.

O desempenho do setor de construção civil no Brasil acompanha a economia, por isso, esse mercado é considerado cíclico com períodos com muita demanda e, como consequência, salários mais altos.

Imagem: Agrofy

Máquinas pesadas

No momento em que você decide comprar uma máquina pesada, é importante entender as suas necessidades para poder fazer uma escolha assertiva, para isso é necessário conhecer melhor os modelos que estão disponíveis no mercado. Dessa forma, veja a seguir um pouco mais sobre cada um deles.

Retroescavadeira

Essa é a máquina considerada mais versátil do mercado no seu segmento. Ela dispõe de uma caçamba dianteira junto de uma pequena concha traseira e, através desses acessórios, é capaz de desempenhar funções diferentes, como, por exemplo, escavar, demolir e carregar.

Além de tudo isso, esse tipo de máquina também pode ser equipada com outros tipos de acessórios que turbinam a sua capacidade e aumentam as suas funcionalidades. Dessa forma, ela possui mais valor na hora de ser usada em uma obra. Alguns dos equipamentos que podem ser adicionados são: martelos hidráulicos, garfos, lâminas, valetadeiras, vassouras hidráulicas e pinças.

Motoniveladora

A motoniveladora é essencial para o trabalho da primeira etapa da construção civil que, no caso, é o preparo do solo para que ele possa receber as fundações. Esse tipo de máquina é a responsável pelo processo chamado de terraplanagem. Ela pode realizar o nivelamento de patamares e estradas, assim como para a criação de terrenos transversais e inclinados.

Para que essas funções possam ser realizadas, esse equipamento conta com um chassi que é articulado e possui seis rodas, quatro delas ficam localizadas na região traseira e duas na região dianteira. As rodas da frente são as responsáveis por fazer o direcionamento do equipamento, já as traseiras realizam a tração da máquina e fazem a distribuição da carga do motor.

Trator

Como o próprio nome indica, o trator é uma máquina que tem como principal função tracionar. Ele foi criado por causa da necessidade de suprir a produção no campo. Atualmente, ele ganhou alguns outros modelos que atendem a demanda da indústria, assim como do setor florestal e da construção civil.

Empilhadeira

A empilhadeira a diesel tem como função principal o transporte de materiais que ficam em cima de paletes, geralmente feitos de polipropileno ou de madeira. Elas costumam atuar no ambiente industrial. Esse equipamento possui duas pontas frontais, que também são chamadas de garfos, que tem como principal objetivo serem usados para içar a carga.

Existem diferentes modelos de empilhadeiras, cada uma para o transporte de uma carga em específico. Algumas são menores para serem usadas em hipermercados, por exemplo, outras já são maiores e podem ser usadas em ambientes abertos e em indústrias também.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.