No mundo tudo existem muitas maravilhas da natureza que valem a pena conhecer, uma delas é, definitivamente, o Monte Roraima. Está localizado no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, e com os seus 2.810 metros de altitude é o ponto mais alto da cordilheira de Pacaraima.

Roraima na Venezuela, também conhecido como Cerro de Roraima ou Tepuy Roraima. O tepui é o nome pelo qual são conhecidas as montanhas tubulares da Serra de Pacaraima, na América do Sul. Na cultura Pemón, Roraima significa “Mãe de todas as Águas” ou “Montanha Azul-esverdeada”, nas suas paredes existem várias cachoeiras, que são a fonte de vários rios que correm em direção ao Rio Orinoco, ao Rio Essequibo ou ao Rio Amazonas. . Essa maravilha da natureza é formada por rochas sedimentares e tem uma altura de 2.890 metros acima do nível do mar, onde o tempo parou há milhares de anos, deixando-nos seu legado para desfrutar.

Este Tepuy ficou isolado às mudanças do planeta, conseguindo preservar o seu ecossistema jurássico, desde o período pré-cambriano. Muitos cientistas concordam que a separação dos continentes ocorreu neste ponto, quando antes era a Pangéia. Rochas negras envoltas em névoa e cobertas de líquen e musgo dominam o terreno, é uma paisagem paradisíaca.

Para chegar à base do planalto, é preciso viajar dois dias e mais outro para finalmente subir a La Rampa, uma escada natural que se conecta diretamente ao topo. São necessários mais dois dias para o retorno. Se você gosta das apostas deve conhecer o Bet22, um site seguro onde poderás jogar e ganhar apostando pelas suas equipes favoritas.

É importante fazer o passeio com uma pessoa que conheça o lugar, pois as trilhas costumam ser confusas e a nebulosidade dificulta a visibilidade. Existem também duas rutas, uma aberta, que é a mais fácil, e a outra de maior dificuldade, que requer equipamentos especiais para a escalada. Mas, se você não pode escalar por algum problema de saúde não desanime, de Santa Elena de Uairén você pode pegar um helicóptero para sobrevoar a montanha ou para que ele deixar você cair bem no topo.
Os lugares que você visitará nessa aventura são o Campamento Tek, às margens do Rio Tek e a 4 quilômetros de Paraitepuy, onde quase sempre se passa a primeira noite. Em seguida, você irá para o acampamento Kukenan, às margens do rio Kukenan, onde também poderá passar a primeira noite, pois fica a apenas uma hora do primeiro acampamento. Antes de subir La Rampa, está localizado o acampamento base, onde se passa a segunda noite.

Durante esta bela experiência você poderá apreciar a vasta e bela vegetação do local, como orquídeas e samambaias. Existem também várias piscinas naturais formadas pelas chuvas com ilhotas de flora. O ponto mais alto do Monte Roraima é a Pedra Maverick, batizada por sua semelhança com o automóvel com esse nome. Alí você encontrará pequenas piscinas naturais. Outra área da montanha é o chamado ponto triplo, local que marca a fronteira entre Venezuela, Brasil e La Guayana Esequiba.

Outro lugar incrível é El abismo, onde você poderá experimentar a emoção de se aproximar da beira de uma falésia deitado de bruços, enquanto alguém detém os seus pés para poder assim apreciar as belas paisagens. Durante a viagem poderá acampar debaixo de rochas, apelidadas de “hotéis”, que o protegerão das intempéries. Sugerimos que você use roupas quentes, pois à noite a temperatura cai para 12° C ou menos.

Não hesite em viajar e conhecer este paraíso parado no tempo, já que será uma experiência verdadeiramente única na sua vida.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.