Under é um restaurante subaquático e o primeiro e maior de seu tipo. Ele acomoda um total de 100 pessoas e também funciona como um centro de pesquisa para a vida marinha.

A experiência gastronómica foi desenhada por Snøhetta e embora tenha começado a funcionar recentemente, muitas pessoas já a adicionaram à sua lista de destinos.

Em norueguês, ‘Under’ significa ‘para baixo’ e ‘maravilha’. Meio afundado no mar, a forma monolítica de 33 metros de comprimento do edifício quebra a superfície da água para descansar no fundo do mar. Indo um passo além, a estrutura é construída para finalmente se fundir ao ambiente marinho, já que a rugosidade da camada de concreto funcionará como um recife artificial, acolhendo lapas e algas marinhas para habitá-lo.

As grossas paredes de concreto permitem que ele resista à pressão e aos choques das duras condições do mar e, como um periscópio afundado, a enorme janela panorâmica do restaurante oferece uma vista do fundo do mar conforme ele muda com as estações do ano.

Mas Under não é apenas um restaurante. O prédio também abriga um centro de pesquisa marinha. Recebe equipes de pesquisa interdisciplinares que podem estudar a biologia marinha e o comportamento das criaturas marinhas por meio de câmeras e outras ferramentas de medição instaladas dentro e fora da fachada do restaurante. Eles são capazes de documentar a população, comportamento e diversidade das espécies que vivem nas áreas circundantes. O objetivo da pesquisa é coletar dados que podem ser programados em ferramentas de aprendizado de máquina que monitoram a dinâmica populacional das principais espécies marinhas em uma base regular.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.