Animais de rara beleza, as galinhas totalmente pretas se originaram séculos atrás nas ilhas indonésias de Sumatra e Java. Hoje existem várias delas, principalmente na Ásia, mas a mais famosa mundialmente é a Ayam Cemani, que chega a custar R$ 5.600.

O fato mais fascinante sobre as galinhas Ayam Cemani é que o negro não se manifesta somente em suas penas, mas também na carne, nos ossos, e nos órgãos do animal. Até mesmo os ovos são pretos.

Os galos Ayam Cemani chegam a pesar até 2,5 kg, enquanto as galinhas não excedem 1,5 kg. Em média, elas liberam 150 ovos por ano. Vendida como iguaria em alguns países, a carne do frango Ayam Cemani é consumida por pessoas que objetivam aumentar a massa muscular, retardar o envelhecimento ou reduzir sintomas de doenças como diabetes.

A cor preta das galinhas Ayam Cemani é resultado de uma condição genética chamada fibromelanose, que é causada por mutações que afetam o funcionamento das células produtoras de pigmentos. Segundo o geneticista sueco Leif Andersson, a mudança de cor se dá devido a um gene chamado endotelina 3 (EDN3), que está envolvido na regulação dos melanócitos que produzem pigmentos. Entre as aves Ayam Cemani, seu número é dez vezes maior que o de outras espécies.

***
Redação Conti Outra, com informações de Consejos de Rancho.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.