Quanto mais preciso você for, mais precioso se tornará

No português há duas palavras com a escrita muito parecida e com significados absolutamente diferentes, as palavras PRECISO e PRECIOSO.

Isaias Costa

No português há duas palavras com a escrita muito parecida e com significados absolutamente diferentes, as palavras PRECISO e PRECIOSO. Estava refletindo sobre elas e o quanto se complementam em diversos contextos. Se você pensar nas mais diversas áreas de atuação, quanto mais preciso você for, mais precioso se tornará.

Nos mais diversos esportes podemos verificar isso. No basquete, quanto mais preciso for o seu arremesso, melhor você é avaliado como jogador. No futebol, quanto mais preciso for o chute, maior a possibilidade de se tornar um goleador e ser convocado pra jogar nos mais disputados times. Na natação, quanto mais precisa for a sua técnica de nado e condicionamento físico, mais rápido você se torna. Nas corridas de fórmula 1, quanto mais preciso e concentrado for seu modo de dirigir, maiores as possibilidades de você ser um campeão etc.

O jogador Oscar Schmidt, por exemplo, era sempre chamado de “mão santa” e ele sempre respondia: “eu não tenho uma mão santa, eu tenho uma mão treinada”. Ou seja, para você ser preciso, seja em qual área for, é necessário esforço, muitas horas de dedicação, estudo, aperfeiçoamento. E o que acontece em grande parte dos casos? Todo esse esforço é recompensado pelo reconhecimento, pode ser financeiro, mas pode ser também de muitas outras formas intangíveis como se tornar eternizado na lembrança e nos corações das pessoas.

O grande piloto Ayrton Senna que, sem sombra de dúvidas, foi uma dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. Será por décadas, talvez séculos, lembrado como um dos maiores nomes nessa categoria, porque ele era e continua sendo precioso.

A palavra preciso deriva de precisão, que significa “exato, perfeito, atento, objetivo, certo…” e precioso significa “de grande valor, raro”. Percebe como elas têm uma ligação? Alguém que exerce um trabalho com objetividade, exatidão, perfeição, atenção, é alguém raro e de grande valor. Ou seja, as pessoas que consideramos preciosas são uma raridade e normalmente elas acabam ganhando mais dinheiro e sendo melhor reconhecidas pelos seus trabalhos. Claro que existem exceções, mas isso não vem ao caso!

Em muitas outras áreas de atuação podemos ver a relação entre preciso e precioso. O professor que é mais preciso em suas explicações, que explica de forma simples, didática e objetiva, normalmente é disputado pelas escolas e ganha um ótimo salário. Um médico que é preciso tanto nos diagnósticos quanto na forma séria e atenciosa de atender seus pacientes também tem seu lugar garantido em qualquer hospital que se proponha a trabalhar. Um escritor que transmite seus conhecimentos ou estórias de forma leve, envolvente e sem rodeios ou prolixidade, acaba se destacando mais e por vezes até se tornando famoso. Um jornalista que faz seu trabalho com objetividade e segurança muitas vezes é convidado para se tornar âncora de jornais em horário nobre e por aí vai.

Portanto, se você quer se tornar alguém precioso dentro de sua área de atuação, estude, se desenvolve, treine, crie hábitos positivos e que lhe impulsionem a novos desafios etc. Dessa forma você tem tudo para se tornar alguém preciso em todo trabalho que desempenhar. Uma dica bacana para concluir esse texto é: conheça um pouco da história de vida dos que se tornaram destaque em suas áreas.

Se você joga basquete, conheça a história do Michael Jordan, do Shaquille O’neal, do Oscar Schmidt. Se você é escritor, conheça histórias incríveis como a da J.K. Rowling, ou Mary Shelley ou Machado de Assis. Se você é músico, conheça histórias de superação como a de Beethoven ou do maravilhoso maestro brasileiro João Carlos Martins…

Enfim, a partir de grandes referências podemos aprender com a precisão de seus trabalhos e a partir de seus exemplos também nos tornarmos preciosos!

Photo by Krys Amon on Unsplash

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Isaias Costa
Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor particular de Física e Matemática e nas consultas com Psicanálise em Fortaleza. Também escreve no seu blog "Para além do agora" compartilhando conteúdos voltados para o autoconhecimento e evolução pessoal. Contato: isaiaspsicanalista@gmail.com