Projeto paquistanês plantou 10 bilhões de árvores e transformou um deserto em uma floresta exuberante

O vídeo mostra uma terra árida praticamente sem vegetação por quilômetros, um ano atrás. Hoje, é uma área rica e próspera totalmente pavimentada com grama e árvores.

CONTI outra

Já foram plantados cerca de 350 mil hectares de árvores que devem transformar a paisagem, a economia e a qualidade de vida deste país. Embora este projeto tenha recebido aplausos internacionais, tem vários detratores.

Em poucos milhares de anos, nossa espécie transformou o mundo em um lugar cheio de poluição, morte e paisagens inóspitas que fazem com que todas as criaturas do planeta, inclusive nós, sofram e lutem para sobreviver.

E embora a quarentena, necessária para a diminuição do contágio pelo coronavírus tenha permitido que a natureza se recuperasse um pouco de nossa má influência, ainda há muito a fazer para garantir que a vida possa continuar a florescer na Terra.

Para reduzir os efeitos das mudanças climáticas, ajudar o meio ambiente e reduzir as temperaturas globais, vários países e organizações se comprometeram a reduzir suas emissões de carbono, seus resíduos e plantar árvores em grandes quantidades para tentar impedir a destruição de nosso planeta.

E agora, o resultado de um desses projetos veio à tona e as imagens são impressionantes.
Malik Amin Aslam, conselheiro do Primeiro Ministro e Ministro Federal de Mudanças Climáticas do Paquistão, compartilhou um vídeo em seu Twitter sobre como era a Reserva Natural de Balloki há um ano e como é agora, após a iniciativa do governo “10 Billion Trees Tsunami” (Tsunami de 10 bilhões de árvores), que já foi iniciada em 2019.

O vídeo mostra uma terra árida praticamente sem vegetação por quilômetros, uma visão que Aslam teve durante sua visita, um ano atrás. Hoje, é uma área rica e próspera totalmente pavimentada com grama e árvores.

“Foi um prazer visitar #BallokiNatureReserve depois de um ano – A #PMIK @ImranKhanPTI inaugurou isso em 2019 como parte do # 10BillionTreeTsunami e os resultados do plantio em um ano são fenomenais”, escreveu ele.

10 Billion Tree Tsunami é um projeto lançado e financiado pelo governo para promover o reflorestamento no Paquistão. O projeto espera plantar 10 bilhões de árvores no espaço de cinco anos e alcançar uma série de outros objetivos, incluindo aumentar a área florestal, reabilitar florestas degradadas, proteger áreas verdes e sua vida selvagem, criar empregos, entre muitos outros.

As árvores ajudam a proteger o solo da degradação e regular a água nas fazendas, mitigar inundações e enriquecer o solo e as áreas adjacentes com biodiversidade. Além disso, as lavouras cultivadas em áreas florestadas costumam ser mais resistentes ao impacto de secas, chuvas excessivas e condições climáticas extremas.

Até agora, em 2020, 20.798 hectares de plantações foram plantados para atingir essas metas. O Redd Monitor informa que já foram plantados 350.000 hectares de árvores em forma de plantio e regeneração natural e que o projeto também criou cerca de 3.500 espaços verdes em florestas estatais.

Porém, nem tudo são boas notícias. Apesar dos avanços e das boas intenções, este projeto foi criticado por diversos motivos. Houve alegados relatos de faturamento falso, plantações falsas, terraplenagens de baixa qualidade, pagamentos não autorizados e outras atividades que apontam para a corrupção.

Além disso, o Redd Monitor também relatou que o bloqueio do coronavírus também fez com que os trabalhadores ganhassem cerca de 500 rupias por dia, metade do que ganhavam em um dia bom antes da pandemia , o que significa que agora eles ganham menos do que o salário mínimo (que é aproximadamente 800 rubias por dia).

Isso, além das plantações em terras com conflito de propriedade, levou muitas pessoas desesperadas a destruir parte dessa iniciativa. Há alguns dias, uma multidão furiosa removeu centenas de árvores e as esmagou na frente das câmeras em sinal de protesto.

 

Com informações de UPSOCL

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.